Metafísica: Que é? Qual o seu objeto?


O termo metafísica (meta ta fusika) designao que está além ou o que vem depois dafísica, isto é, dos entes naturais, materiais ou sensíveis. O objeto dametafísica, segundo a filosofia clássica, é o ser como tal e em seu todo, o ser separado de determinações que o limitem.

Com efeito, podemosestudar o ser sob determinações diversas: o ser enquanto sensível móvel (objetoda física), o ser enquanto sensível vivente (objeto da biologia), o serenquanto quantitativo (objeto da matemática), etc. A única ciência, entretanto,que se propõe a estudar o ser como tal e em seu todo é a metafísica.
O domínio da metafísicaestá para além das coisas físicas ousensíveis porque o ser como tal não é nem pode ser objeto de nossos sentidos. Podeser reconhecido pelo intelecto, mas nunca tocado pelos sentidos. A metafísica vemdepois da física porque só podemos chegar ao ser como tal após entrarmosem contado com os entes físicos, uma vez que nosso conhecimento se despertapelo contato com as coisas do mundo material.
O estudo do serimplica: procurar esclarecer, na medida do possível, o sentido do ser; procurardescobrir a causa ou as causas do ser, se é que existem. Cremos, como quer queseja, que a melhor introdução à metafísica seja o estudo dos autores que seaprofundaram no estudo do ser, a começar do pai Parmênides, na Grécia antiga(séc. VI a.C.). Alguns grandes nomes - Platão, Aristóteles, Plotino, Tomás deAquino – devem nos guiar no caminho. Este último chega a uma concepçãoinovadora do ser, algo verdadeiramente revolucionário no campo da metafísica: oser como ato de existir.

Com a filosofiamoderna, o interesse da metafísica deixa de se concentrar no ser, deslocando-separa o sujeito do conhecimento. Ascondições de possibilidade do conhecimento do ser (identificadas nasubjetividade do sujeito pensante) adquirem uma importância capital, e isso desdeDescartes (séc. XVII), a ponto de o ser mesmo ficar em segundo plano, às vezesconcebido até como pura criação do Eu.A metafísica tende a se transformar em teoriado conhecimento.
Na contemporaneidade, oantigo lugar ocupado pelo ser, depois pelo sujeito, passa para a linguagem. A linguagem, para muitos,parece ser a fonte originária de toda inteligibilidade das coisas. A linguagem criariao ser; a linguagem seria a “morada do ser” (Heidegger). Os grandes autores doatual momento do pensamento filosófico (Wittgenstein, Heidegger, Gadamer,Habermas, Apel), cada qual a se modo, dão uma importância fundamental à linguagem.Com a prevalência da linguagem no establishment filosóficoatual, a velha metafísica caiu em certo descrédito, sendo que muitos falam de “morteda metafísica”.
Padre Elílio de Faria Matos Júnior

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