Todo mundo pra Santa Missa!

Desde a infância, nós católicos aprendemos que devemos participar da Santa Missa pelo menos aos domingos e datas especiais, mas, muitas vezes, não a entendemos e até mesmo não temos vontade. Quantas vezes ouvimos falar que a Missa poderia ser diferente? Mas, na verdade, não poderia. A Missa deve ser exatamente do jeito que ela é, pois é completa em si mesma.


Na Santa Missa, celebramos a Ceia do Senhor e revivemos a Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, por isso é importante que participemos bem dela. O silêncio e as músicas mais tranquilas são necessários para que consigamos fazer um momento de reflexão. Se você tem dificuldade de entender a Santa Missa, tente fazer uma experiência: chegue alguns minutos mais cedo para poder preparar o seu coração e, em sua oração, peça para que Jesus te ajude a entendê-la e a participar bem dela.



Quando iniciar, comporte-se como se estivesse na presença de Deus, pois é exatamente isso o que acontece. Procure fazer bem o Ato Penitencial, que é o momento que pedimos perdão pelas nossas ações que não condizem com a vontade de Deus e, em seguida, glorifique a Deus de todo o seu coração. No momento da liturgia da palavra, o momento das leituras, preste atenção em cada palavra e tente levar para sua vida o que diz o Senhor, faça isso também durante a Homilia do Sacerdote, procurando não conversar, para entender o que Deus tem para dizer. Logo em seguida, no momento das preces, coloque tudo que há em seu coração, aquelas pessoas que precisam de oração e até mesmos seus problemas particulares. O ofertório, que muitas vezes associamos apenas à oferta material, é, na verdade, o momento em que devemos ofertar a Deus tudo o que somos, tudo o que há em nosso coração para participarmos bem da Liturgia Eucarística, que se inicia nesse momento. Nesse ponto, além de proclamarmos Santo o nome de Jesus, pedimos pela Igreja, pelos nossos irmãos falecidos. Jesus se faz presente no meio de nós: Ele se faz pão para nos alimentar. Após o momento da paz, depois de prepararmos o nosso coração com tudo o que ouvimos e vivemos, chega a comunhão, onde recebemos Jesus; é Ele o próprio pão, por isso é tão importante o respeito, o silêncio, o zelo e o amor. Faça desse o seu momento com Jesus, até o instante em que o sacerdote anuncia a oração. Depois dos avisos, ele dá a benção final. A Santa Missa só finaliza com a saída do sacerdote.


A partir do momento em que você decidir fazer a experiência de participar da Santa Missa por inteiro, de coração aberto, vai começar a entendê-la, sem que ninguém precise explicá-la.


Por Rosana Paschoaneli



Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!

Nenhum comentário:

Arquivo