A Inquisição começou por causa da heresia dos cristãos Cátaros , em Valdi (Sul da França), os quais acreditavam que tudo o que fosse material e carnal era fruto do princípio do mal, e que, então precisava ser desprezado e destruído, proibiram o casamento, os bens materiais, saqueavam e destruíram fazendas, etc...
Tal procedimento foi crescendo, por volta do ano 1.000 e começou a provocar reações do povo e dos reis, sem qualquer participação da Igreja.
Começou então, a haver execuções sumárias por parte dos fanáticos e do Estado. Os hereges eram enforcados, formas de pena de morte comum e aceitável pelo povo, por incrível que pareça hoje.
Somente em 1231, o Papa Gregório XI, pressionado, instituiu o Tribunal da Santa Inquisição, e os hereges passaram então, a serem julgados por um tribunal da Igreja em cada país, não se esqueça que não havia estradas, carros, telefones como hoje.
Ás vezes o tribunal, longe de Roma, agia sem seu aval, por pressões políticas dos reis, foi no caso de Joana D’Arc.
Na Inquisição, antes do réu ser entregue ao poder civil, como culpado (pois não era a Igreja que executava, era o Estado), o réu era submetido a quatro etapas:
1- Prédica Solene (Convocação dos hereges)
2- Edito de Perdão: O réu tem a chance de se arrepender e lhe era praticada uma penitência
3- Edito de Fé (Acusação dos hereges pelo povo)
4- Auto de Fé: Entrega ao braço secular, para a execução.
Portanto, ao menos agora os fanáticos e os reis já não condenavam e executavam a seu bel prazer, havia um julgamento, foi um avanço naquelas circunstâncias.
Por Exemplo: O mais famoso Inquisitor, o dominicano Bernardo de Guy em 15 anos, proferiu 930 sentenças entre elas houve 132 Penitências Canônicas, 152 Peregrinações ( também penitência), 307 prisões e 42 entregas ao poder civil (execuções), ou seja cerca de 4% de condenações.
Também Protestantes fizeram uma inquisição, João Calvino para implantar o protestantismo a seu modo em Genebra, na Suiça em 15 de Agosto de 1553 mandou o líder Católico Espanhol Miguel Servet e mais 50 pessoas para a fogueira.
Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!
A Inquisição::
Nenhum comentário:
Postar um comentário