¿Por qué no te callas?

Nem todo emérito é como Dom Roberto Guimarães, de Campos. Há os que dedicam os anos que lhes restam para atrair atenção sobre si, expor ideias que no tempo em que eram titulares atrapalhariam sua carreira ou simplesmente criar mal-estar. Imaginem se tivessem poder de voto nas conferências episcopais, como quer Dom Angélico.

Respondendo a uma pergunta num programa de rádio, Dom Luigi Betazzi, bispo emérito de Ivrea, afirmou que notícias sobre um complô contra o Papa são, na realidade, “uma coisa para preparar a eventualidade de uma renúncia” do Papa.

 Feita diretamente a pergunta se pensa que o Papa pensa em renunciar, respondeu: “Creio que sim, mesmo que tenham desmentido. Um velho cardeal me dizia sempre: se o Vaticano desmente quer dizer que é verdade”.

“Mas por quê?” – perguntou-lhe o entrevistador.

“Penso que ele se sinta muito cansado, basta vê-lo, é alguém habituado ao estudo”. Ora, excelência, o Papa Bento XVI está muito melhor do que esteve João Paulo II nos últimos anos de seu pontificado. E a crítica anti-intelectualista feita a Bento XVI é lugar-comum entre pessoas medíocres.

E não esconde que sua intenção é ofender o Pontífice: “Em face dos problemas que existem, talvez também em face das tensões que existem no interior da Cúria, poderia pensar que destas coisas se ocupará o novo Papa”.

Para o bispo, um estúpido pacifista à la anos 60, o Papa é um covarde. Preferiu esquecer que Bento XVI trata sua renúncia com a humildade e a coragem que lhes são peculiares. É humilde a ponto de considerá-la, em caso de lhe faltarem condições para seguir conduzindo a missão; e corajoso para descartá-la nos momentos de crise, em que precisa estar à frente do rebanho. Humilde e corajoso, Bento XVI pediu orações no início de seu pontificado para que possa “não fugir com medo dos lobos”.

Faço minhas as palavras da Raffaella do blog  Papa Ratzinger, há eméritos que deveriam se tornar eremitas. Tenho uma lista deles comigo: ao deserto, excelências!






Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!
¿Por qué no te callas?

Nenhum comentário:

Arquivo