N ÃO TENHAM MEDO, JESUS RESSUSCITOU - Mt 28,8-15 (SEGUNDA-FEIRA 09/04)


Elas foram embora depressa do túmulo, pois estavam com medo, mas muito alegres. E correram para contar tudo aos discípulos. De repente, Jesus se encontrou com elas e disse: - Que a paz esteja com vocês!
Elas chegaram perto dele, abraçaram os seus pés e o adoraram. Então Jesus disse:- Não tenham medo! Vão dizer aos meus irmãos para irem à Galiléia, e eles me verão ali.
O boato dos soldados
Enquanto as mulheres ainda estavam no caminho, alguns dos soldados que estavam vigiando o túmulo voltaram para a cidade e contaram aos chefes dos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os chefes se reuniram com os líderes judeus e fizeram os seus planos. Então deram uma grande quantia de dinheiro aos soldados e ordenaram o seguinte: - Digam que os discípulos dele vieram de noite, quando vocês estavam dormindo, e roubaram o corpo. Se o Governador souber disso, nós vamos convencê-lo de que foi isso mesmo o que aconteceu, e vocês não terão nenhum problema. Os soldados pegaram o dinheiro e fizeram o que os chefes dos sacerdotes tinham mandado. E esse boato se espalhou entre os judeus até o dia de hoje.

O QUE O EVANGELHO NOS ENSINA

Se este texto fosse escrito em umjornal de hoje, poderia ser assim: "Roubo de um cadáver de um doscrucificados da sexta passada". Essa era a história oficial que circulavacinqüenta anos depois, quando se escreveu o evangelho de Mateus. Entretanto,havia outra história que as mulheres da comunidade contavam: o Senhorressuscitou! E esta versão é a que correu durante mais de 2000 anos e chegouaté nós hoje.
Coma ressurreição começa um mundo novo no que já não há discípulos ou mestres“homens e mulheres”, escravos e livres, mas sim que todos são um Graças aoSenhor Jesus que ensina a todos a chamar a Deus de Pai. Mas há quem, como ossumos sacerdotes, que não aceitaram essa nova ordem e desejaram calar a noticiacom o dinheiro.

Comum álibi ridículo e incoerente, o Sinédrio suborna os guardas para dizer queestavam dormindo quando os discípulos roubaram o corpo de Jesus. Como fizeramanteriormente com Judas para que lhes entregasse Jesus, agora prometem aos soldadosdar-lhes uma quantia considerável, tendo como condição, que digam sobre o roubodo corpo de Jesus. É que a boa noticia da ressurreição tem um carátersubversivo e denunciador da ordem da injustiça que é melhor que não sedivulgue.

Como diria um padre que conheço: “ESSE MUNDO AINDA PAGA PARA QUE NÃO OUÇAMOS OUACREDITEMOS EM JESUS”.

Acreditar em Jesus em alguns momentos tornou-se um grande desafio em meio atantas crenças e crendices que vemos crescer. São tantos pastores buscandodinheiro em troca de falsas promessas. Acreditar em Jesus torna-se um ato decoragem quando se renega a programação de TV focada no corpo e no hedonismo quealguns programas oferecem. Acreditar em Jesus virou um “ato heróico” em meio atanta gente que se elege usando valores cristãos em seus comícios e propagandaseleitorais, mas que ao serem eleitos constroem leis para que Ele sejaesquecido. Um estado laico que esquece que os funcionários não são.

Acreditar em Jesus é hoje um ato de personalidade quando um jovem opta pelamissa, participar de uma pastoral, de uma ação social ao invés de preencher suavida com o vazio das LAN HOUSES. Acreditar no testemunho dos apóstolos e viveros atos dos apóstolos é um caminho desafiador em um mundo que nos ensina desdepequeno a sermos egoístas e individualistas.

A Páscoa traz de volta a esperança – o grão de trigo renasce. Revela-senovamente que ter fé, uma crença, uma identidade, vale à pena. Renasce tambémquem já dava por perdido, desiludido ou desanimado. Como os apóstolos que sepõem aos pés de Jesus e recebem um levante confiante e uma nova missão: “(…)Jesus disse: – Não tenham medo! Vão dizer aos meus irmãos para irem à Galiléia,e eles me verão ali”.

A grande gratificação do cristão é ano após ano ver suas forças renovadas.Saber que o que acreditamos venceu o maior dos nossos medos – a morte. Entenderque o tempo do silêncio e introspectivo litúrgico passa e agora retorna aalegria dos gestos e cantos. Um tempo convidativo a sair pelo mundo em missão econvidar os irmãos. Um tempo de gritar, pular e louvar aquele que se fezpequeno e enalteceu os humildes. Alguém que vale toda a nossa luta e crença.

Os dias tristes passaram, mas sabemos que um dia voltarão, pois o inimigo ouinimigos do projeto de Deus não descansarão. Procurarão transformar pequenascontendas em grandes discussões; pequenas dificuldades em muralhasintransponíveis, coragem em medo, ânimo em preguiça, projetos e sonhos emgrandes decepções, mas feliz será aquele que mesmo assim perseverar e seatrever, como Pedro, levantar a vós e acreditar.

Viveremos agora a espera da Festa de Pentecostes, mas diferentemente de outrosanos, não se esconda. Jesus cumpriu a promessa de vencer a morte, cumpriráquantas vezes for necessário o pentecostes em nossa vida. Que a celebração daRessurreição do Senhor, nos leve ao compromisso de construirmos juntos um reinoque se mostre discípula e missionária de Jesus dos excluídos da sociedade. Avocê e a toda a sua família continuo desejando uma Feliz e Santa Páscoa!

VOCÊ TEM CONSCIÊNCIA QUE DEVERÁ BUSCAR HOJE FORÇAS E CORAGEM PARA REALIZAR NOSSA MISSÃO DE BATIZADOS, CRENTES NO CRISTO RESSUSCITADO?


Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!
N ÃO TENHAM MEDO, JESUS RESSUSCITOU - Mt 28,8-15 (SEGUNDA-FEIRA 09/04)

Nenhum comentário:

Arquivo