( ano 324 ), até o Vaticano II (1962-1965).
Alguns concílios emanaram profissões de fé, também chamadas símbolos da fé ou, ainda, credos. Como diz o Catecismo da Igreja Católica, as profissões de fé "recolhem o essencial da fé em resumos orgânicos e articulados" para se usar na ocasião do batismo e em outros momentos especiais. Dentre os concílios ecumênicos da Antiguidade, destacam-se pela autoridade doutrinária e importância histórica os quatro primeiros:
- Nicéia (325),
- Constantinopla (381),
- Éfeso (431),
- Calcedônia (451)
A Bíblia fala de Deus, do Pai, do Filho, de Jseus, do Espírito Santo.
Como devemos entender a revelação que existe entre esses nomes e a divindade?
Para essas perguntas, hoje a nossa fé tem respostas firmes e claras, e isso deve se aos quatro primeiros concílios. Daí a importância deles.Formularam os dogmas fundamentais do cristianismo, ditos trinitários e cristológicos, porque relativos ao Deus Uno e Trino, e à encarnação do Verbo.
E em nosso tempo, celebrou-se o Concílio Vaticano II (1962-1965), que não formulou dogmas. Procurou atualizar a Igreja para o anúncio do Evangelho ao mundo atual.
Nenhum desses concílios teve como tema principal apessoa de Nossa Senhora, mas ela aparece em todos e, à luz deles,
Olhar Maria nesses concílios é buscar a interpretação doutrinária oficial mais autorizada sobre o que dela diz a Bíblia. `
É venerá-la, é amá-la, é contemplar sua pessoa na moldura mais rica da nossa fé, amoldura da Trindade, de Cristo e da Igreja.
Fonte: trechos extraídos do livro Eis a Rosa
Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário