Harry Potter e o problema do Bem e do Mal

Um dos maiores problemas da mania de Harry Potter, a meu
ver, é a confusão tremenda entre o bem e o mal evidente que é gerada entre os jovens, especialmente no ambiente já relativizado dos nossos dias. As crianças não só precisam dos absolutos, mas procuram-nos.

Quando eu era jovem, eu tinha uma imagem vívida do diabo em minha mente, tomada a partir das ilustrações da história de Wupsey na revista
Catholic Treasure Box. Wupsey era o anjo da guarda da pequena Sunny na missão de Mantuga.

O diabo era claramente mau com as suas manchas vermelhas,
cauda bifurcada, cabelo de línguas de fogo e nuvem de fumaça sulfúrica que se arrastava com ele como uma sombra. O demônio astuto estava sempre tramando alguma maldade contra Sunny ou tentando-o para provar algum fruto proibido, mas o poder do anjo bom sempre triunfava.

Esse tipo de imagem tornava o demônio muito real para mim - e até mesmo assustador às vezes. Além disso, ele incutiu um medo saudável de qualquer coisa associada a Satanás ou a sua obra - incluindo bruxas, feiticeiros, magias, encantos e sessões espíritas. Ao mesmo tempo, tinha a firme confiança de que meu anjo da guarda era muito mais poderoso e que, se eu tivesse que recorrer a ele em meus medos na noite escura, ele sempre derrotaria as artimanhas de Satanás. Uma visão simplista, talvez, mas muito saudável.

É esta visão inocente e sadia do mundo que foi ameaçada com a entrada das fictícias bruxas "boas" e da magia "boa" - primeiro Samantha, depois as populares Sabrina a Bruxa Adolescente e Buffy a Caça Vampiros. Parecia possível - pelo menos na mente de muitos dos jovens impressionáveis, mesmo os católicos - ser alguém bom e ao mesmo tempo ser uma bruxa.

E agora, antes que a magia branca seja acusada de favorecer o sexo mais fraco, temos Harry Potter, o herói da série best-seller da autora inglesa Joanne Rowling. Harry Potter, um órfão de 11 anos de idade, criado por parentes abusivos, de repente se descobre um bruxo. Um bruxo bom, lembre-se disso. Ele é gentil, generoso, compartilha e defende o que é certo, proclama seu site oficial. Há alguns problemas como a linguagem chula e desrespeito juvenil, mas nada muito forte para as nossas crianças modernas e espertinhas, com certeza.

Surpreendentemente, até mesmo uma revista católica "conservadora", como a Crisis, editada pelo Sr. Deal Hudson, deu um selo de aprovação para a "revolução da leitura" que a série Harry Potter gerou entre os jovens. Um vigário na Igreja da Inglaterra realizou um especial "serviço da família Harry Potter", completo, com bruxos, chapéus pontudos e vassouras. Aparentemente, as crianças de hoje são demasiado sofisticadas para ficarem confusas com o uso de símbolos associados ao mal. Podem distinguir bruxos bons dos maus.






Wupsey, o anjo da guarda, protegida o pequeno Sunny dos maus
desígnios do diabo



No entanto, de acordo com a doutrina católica, bruxos bons não existem. Não há bons espíritos além dos anjos, não há maus espíritos, exceto demônios. A reivindicação popular hoje é a prática de "magia branca". Na terminologia atual, "magia branca" significa desfazer feitiços e usar os "poderes das trevas" para o bem (um oxímoro, se alguma vez houve um), enquanto "magia negra" é fazer feitiços para o mal. Esta noção é bastante difundida. No entanto, na realidade "magia branca" é todo tipo de encantamento feito sem um apelo direto ao diabo, e "magia negra" é quando a dependência de Satanás é explícita. Não é difícil de ver. Como o padre Gabriele Amorth diz claramente em seu livro best-seller "Um exorcista conta-nos", não há diferença essencial entre magia "branca" e "negra". Toda forma de feitiçaria é praticada com recurso direto ou indireto a Satanás.

É uma máxima bem conhecida que onde a religião regride, a superstição progride. Hoje estamos vendo uma proliferação do ocultismo, espiritismo e bruxaria, uma onda de interesse entre os jovens em ligações ocultas perigosas e o lado escuro do "poder-bruxo". A associação da música rock com o ocultismo e satanismo é bem documentada (ver o novo livro de Michael Matt, Gods of Wasteland). Nós somos testemunhas de crimes hediondos com tonalidades satânicas cometidos por adolescentes e até mesmo por crianças de 11 anos de idade. Ao mesmo tempo, há muitas pessoas - incluindo padres e teólogos católicos - que descartam não só a extensão da influência de Satanás sobre os assuntos humanos, mas o próprio Satanás. Se não houver Satanás, então, certamente, não há mal nenhum em um pouco de magia ou feitiçaria.

"Os teólogos modernos que identificam Satanás com a idéia abstrata do mal estão completamente equivocados", diz o Padre. Amorth, um dos exorcistas mais conhecidos do mundo, que sabe por experiência que o diabo realmente existe. "Isso é uma heresia verdadeira, ou seja, está abertamente em contraste com a Bíblia, os Padres e o Magistério da Igreja". E, acrescenta, é óbvio que esta crença facilita o trabalho dos anjos rebeldes.


Esta atitude - que faz luz sobre bruxaria, encantos e feitiços - permeia os romances de Harry Potter. O padre Amorth, contudo, deixa bem claro que neste reino até mesmo as coisas aparentemente mais indiferentes são ruins. Há um fascínio universal pelo poder oculto sobre as coisas e as pessoas - seja a capacidade de travar a língua de um professor de Inglês ou inventar uma poção do amor. No entanto, o que começa como diversão e piadas pode acabar em uma realidade terrível. Padre Amorth seriamente observa que a forma mais comum que uma pessoa pode sofrer sem culpa os poderes do mal é através da feitiçaria. Feitiçaria também é a causa mais freqüente naqueles que são atingidos por possessão ou outras más influências. No entanto, a feitiçaria é apresentada nos livros de Harry Potter de uma maneira alegre e ingênua. Os pais que acreditam que seus filhos nunca serão tentados a mexer com as artes negras que fazem com que Harry tenha tanto sucesso e seja tão popular parecem tão ingênuos quanto os clérigos que se recusam a acreditar em feitiçaria.

Maldições são outra realidade apresentada sem as necessárias distinções que os Católicos sempre aprenderam. Na verdade, existem maldições que são santas. Estas vêm de Deus, por exemplo, a maldição de Deus sobre a serpente no Jardim do Éden. Mas é bastante claro que as maldições nos livros de Harry Potter não são deste tipo. No site de Harry Potter é possível encontrar uma lista de feitiços usados na série, alguns que parecem bem indiferentes: o Alohomora - o feitiço de abertura de portas, ou o Tarantallegra - o feitiço da dança. Mas depois há o Avada Kedavra - A maldição da morte (uma Maldição Imperdoável), e o Crucio! - Uma maldição dolorosa. Ou a do Imperio - uma maldição de controle total. Esses tipos de maldições tem uma definição muito simples para os Católicos: prejudicar os outros através da intervenção demoníaca. A Escritura proíbe essas práticas, porque são uma rejeição de Deus e um voltar-se para Satanás: "Não se achará entre ti quem queima seu filho ou sua filha como uma oferenda, qualquer pessoa que pratique adivinhação, um leitor de sorte ou um adivinho, ou um feiticeiro, nem encantador, ou um médium, ou feiticeiro ou um necromante. Quem faz estas coisas é abominável ao Senhor" (Dt. 18, 10-12). Eu poderia citar muitos outros versículos.

Harry Potter - não tão inocente ou inofensivo



O que eu temo que o jovem leitor de romances de Harry Potter não consiga perceber é que tais maldições invocam o mal - e a origem de todo mal é demoníaca. Além disso, Pe. Amorth nos lembra: "Quando maldições são faladas com verdadeira perfídia, especialmente se houver uma relação de sangue entre aquele que as lança e os amaldiçoados, o resultado pode ser terrível". Ele dá muitos exemplos assustadores.

Malefício (também conhecido como malefice ou hex) vem do latim male factus - fazer o mal. Feitiços podem ser lançados, por exemplo, através da mistura de algo na comida ou bebida da vítima. Eles são reais, Pe. Amorth insiste, ele fez muitos exorcismos para libertar as pessoas que foram afetadas com esses tipos de magias. Sua eficácia maligna não está tanto no material utilizado como na vontade de prejudicar através da intervenção demoníaca. No entanto, é esta intervenção demoníaca que os romances de Harry Potter ignoram nefastamente.

A Magia é apresentada como uma coisa engraçada, um jogo. Feitiços são "legais". Livros estão sendo publicados sobre o assunto, como Spells of Teenage Witches, descrito pelo seu autor como "um livro de auto-ajuda para os jovens". Uma bruxa e diretora da Federação Pagã escreveu The Young Witches Handbook, que inclui feitiços para passar em exames escolares ou atrair um parceiro. Aparentemente não há nenhuma razão para preocupação. Ninguém fala sobre o fato de que o que começa como feitiços bobos pode levar a danos espirituais e psicológicos, e até mesmo a obsessão demoníaca ou possessão.

O que é mais perigoso sobre os romances de Harry Potter? É precisamente isso: eles não parecem perigosos. Harry Potter e seus amigos lançam feitiços, lêem bolas de cristal, e está tudo bem. A autora introduz questões muito sérias que a Igreja Católica sempre condenou e alertou seus filhos para ficar longe - magia, encantos, feitiços, feitiçaria, leitura de mão, tábuas Ouija, etc. - e trata-os de um modo trivial, e mesmo como uma moda sem importância. No clima de hoje, carregado de convites para experimentar o ocultismo, é demais abrir uma polegada que seja da porta para o Príncipe das Trevas "que ronda sobre o mundo procurando a ruína das almas". Livros que fazem magia e feitiços e encantos parecer tão divertidos e inofensivos são enganosos. Na melhor das hipóteses, eles certamente incentivam as crianças a ter uma visão New Age tolerante e sorridente da bruxaria. Em minha opinião, já é demais.

Non liceat Christianis

[Não é lícito aos Cristãos] nem mesmo ter o mínimo interesse em magia ou feitiçaria, diz São Tomás de Aquino:

"Ao homem não foi confiado poder sobre os demônios para empregá-los para qualquer propósito que ele queira. Pelo contrário, é determinado que ele deve travar uma guerra contra os demônios. Por isso, de modo algum é lícito ao homem fazer uso da ajuda dos demônios por pactos - sejam expressos ou tácitos" (II-II, q. 96, a. 3).

Acho lamentável que o exorcismo tenha sido tirado do ritual batismal, e quase criminoso que a oração a São Miguel Arcanjo, que costumava ser recitada depois de cada missa, tenha sido eliminada após missas Novus Ordo. E eu acho que haverá muitas mea culpas a serem feitas por aqueles pais sofisticados que acham críticas como esta da série Harry Potter "realmente sérias demais", mesmo quando a própria autora está advertindo-lhes que suas obras se tornarão cada vez mais obscuras e potencialmente perturbadoras*.

É necessário considerar que mesmo as almas inocentes das crianças, sob a influência deste tipo de escuridão, sem recurso habitual da Fé e a ajuda da graça, podem ser levadas no futuro próximo ou distante a distúrbios graves e crimes horrendos. Enquanto eu levo em conta a série de aventuras de Harry Potter, que apresenta feitiçaria e todos os tipos de magias e adivinhações como algo normal, lembro-me da condenação feita pelo profeta Isaías: "Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem de mal, que colocam trevas como luz e a luz como trevas."(5,20)


Original aqui.


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Nota da tradutora:



*Na época que foi escrito esse artigo a série ainda não havia terminado. E realmente os livros foram se tornando ainda mais obscuros e perturbadores.



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