Estudo: O Amor que vem da cruz:: O que é concupiscência?

Estudo: O Amor que vem da cruz:: O que é concupiscência?:

Temos intelecto e liberdade de escolha. Sabemos a diferença entre o certo e o errado. Somos capazes de julgar nossas ações. Escolhemos o tipo de vida que queremos viver. O grande problema é que existem muitas coisas que podem afetar a decisão do homem que deixa de praticar o bem para praticar o mal. Uma delas é a concupiscência. Mas o que é isso?


A concupiscência é uma força, uma “fome” natural no ser humano para levá-los à satisfação dos sentidos. São a tendências que temos para determinados pecados. Você já observou que nem todo mundo comete os mesmos pecados? Já observou que os pecados que você comete e para você são difíceis de se livrar, para outros são facilmente vencidos? Isso se dá pelo fato de que a sua concupiscência, não é igual a das outras pessoas. Cada um tem a sua própria tendência ao pecado.


Sem o conhecimento disso, e uma decisão própria de vencer o pecado acabamos deixando que essas tendências, e os pecados que são frutos dessas mesmas tendências invertam nossas prioridades na hora decidir o que temos que fazer. A concupiscência é aquele apetite da carne que transforma o nosso bom comportamento e compromete a nossa qualidade de vida.


Por exemplo, um pai de família que deixa a família e seus filhos para correr atrás de aventuras sexuais luxuriosas, submete-se às paixões baixas trocadas e deixa um bem maior, a família e o bem dos filhos, por desejos secundários. É uma “emoção” do corpo que quer se sobrepor à razão. A razão e, graças à uma boa formação recebida em casa, deve controlar a concupiscência porque o espírito deve controlar a carne e não ao contrário.


Uma pessoa levada pela gula, por exemplo, mais do que embebedar-se fica de tal forma em função da satisfação da sua gula que deixa de SER outras coisas às quais poderia atender se não estivesse submetida ao vício da bebida. Pela concupiscência tendemos, na vida cotidiana, a tomar mais um sorvete, jogar mais um videogame, deixar de lavar a louça ao invés de trabalhar, estudar, visitar alguém ou a obrigação que nos caberia naquele momento. E isso vai se repetindo com tal frequência na vida cotidiana que fica cada vez mais difícil não ceder à concupiscência à fome dos sentidos.


Deus sempre dá as forças necessárias para vencer a concupiscência e ordenar nossos afetos para o bem. Como disse em um post anterior, é importante pedir que o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo, venha em nosso auxílio e nos ajude a vencer essas más inclinações. A confissão, o jejum e a penitência sempre hão de ajudar nessa luta, uma vez que com isso, a alma se fortalece e a carne se enfraquece.


Por isso, precisamos sempre nos decidir contra o pecado e contra os desejos da carne e rezarmos todos os dias: Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo tende piedade de mim!


Dominus Vobiscum


Siga-nos e fique por dentro das novidades:



  





AVISO:: Estamos assumindo aqui no blog Dominus Vobiscum uma campanha de oração pela Jornada Mundial da Juventude. A proposta é que todo católico reze um terço por dia de hoje até o evento que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro. Você topa o desafio?




Like this:

Be the first to like this post.

Nenhum comentário:

Arquivo