Estudo: O Amor que vem da cruz:: Amor não é sentimento. É decisão!

Estudo: O Amor que vem da cruz:: Amor não é sentimento. É decisão!:


Jesus expressou de modo supremo a oferta livre de si mesmo na refeição que tomou com os Doze Apóstolos na “noite em que foi entregue” (1 Cor 11,23). Na véspera de sua Paixão, quando ainda estava em liberdade, Jesus fez desta Última Ceia com seus apóstolos o memorial de sua oferta voluntária ao Pai, pela salvação dos homens: “Isto é o meu corpo que é dado por vós” (Lc 22,19). “Isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados” (Mt 26,28). (Cat. §609)



Por maior que seja o amor de Jesus pelo Pai, não teria sentido a sua entrega se Ele não a fizesse livremente, afinal de contas, se Deus deu o livre arbítrio ao homem com toda a sua pequenez e limitação, não daria ao Filho?



Por isso podemos afirmar com toda segurança: Ele se ofereceu por nós livremente. Igual ao Pai ou Mãe, que se pudesse, se ofereceria para estar no lugar do filho quando este está sofrendo, doente, internado, passando qualquer tipo de necessidade… Ele escolheu sofrer por amor, igual aquela mãe que deixa de comer e escolhe a fome, desde que seu filho se alimente, ou como aquela mãe que no deserto dá o último gole d’água ao filho e abraça a sede. Talvez você me diga: Nossa mas estes exemplos são muito radicais!



A questão caro leitor é a seguinte: O amor é decisão. Nunca foi e nunca será sentimento. Quando eu amo de verdade, eu me decido por aquela pessoa. Ainda que ela não mereça. Amor que é dado por merecimento nunca é amor. Ele está em nós e parte nós, nunca do outro. Quando damos amor cobrando recebê-lo de volta, nunca é amor: é egoísmo! O amor vai de nós sem a esperança de retorno. Quando eu amo eu não espero nada em troca. Eu dou amor e se possível eu me dou por causa do amor.



Para quem está começando a vida agora e definindo ou redefinindo seus conceitos uma dica: Ao invés de aprender sobre o amor em livros de romance ou auto-ajuda, ou em programas teens de TV, olhe para cruz. Aprenda a amar com aquele que primeiro te amou. Ele deu a vida por você e ninguém mais fez isso. Ele escolheu livremente a morte, para que você tenha vida plena e abundante.



É com Jesus que se aprende amar. Não conte com ninguém mais além Dele para aprender isso!



Pax Domini



Siga-nos e fique por dentro das novidades:

  





AVISO:: Estamos assumindo aqui no blog Dominus Vobiscum uma campanha de oração pela Jornada Mundial da Juventude. A proposta é que todo católico reze um terço por dia de hoje até o evento que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro. Você topa o desafio?





Nenhum comentário:

Arquivo