DOUTRINA E FRUTOS DO COMUNISMO:
DOUTRINA
Falso ideal
8. A doutrina comunista que em nossos dias se apregoa, de modo muito mais acentuado que outros sistemas semelhantes do passado, apresenta-se sob a máscara de redenção dos humildes. E um pseudo-ideal de justiça, de igualdade e de fraternidade universal no trabalho de tal modo impregna toda a sua doutrina e toda a sua atividade dum misticismo hipócrita, que as multidões seduzidas por promessas falazes e como que estimuladas por um contágio violentíssimo lhes comunica um ardor e entusiasmo irreprimível, o que é muito mais fácil em nossos dias, em que a pouco eqüitativa repartição dos bens deste mundo dá como conseqüência a miséria anormal de muitos. Proclamam com orgulho e exaltam até esse pseudo-ideal, como se dele se tivesse originado o progresso econômico, o qual, quando em alguma parte é real, tem explicação em causas muito diversas, como, por exemplo, a intensificação da produção industrial, introduzida em regiões que antes nada disso possuíam, a valorização de enormes riquezas naturais, exploradas com imensos lucros, sem o menor respeito dos direitos humanos, o emprego enfim da coação brutal que dura e cruelmente força os operários a pesadíssimos trabalhos com um salário de miséria.
Materialismo evolucionista de Marx
9. Ora, a doutrina que os comunistas em nossos dias espalham, proposta muitas vezes sob aparências capciosas e sedutoras, funda-se de fato nos princípios do materialismo chamado dialético e histórico, ensinado por Karl Marx, de que os teóricos do bolchevismo se gloriam de possuir a única interpretação genuína. Essa doutrina proclama que não há mais que uma só realidade universal, a matéria, formada por forças cegas e ocultas, que, através da sua evolução natural, se vai transformando em planta, em animal, em homem. Do mesmo modo, a sociedade humana, dizem, não é outra coisa mais do que uma aparência ou forma da matéria, que vai evolucionando, como fica dito, e por uma necessidade inelutável e um perpétuo conflito de forças, vai pendendo para a síntese final: uma sociedade sem classes. É, pois, evidente que neste sistema não há lugar sequer para a idéia de Deus; é evidente que entre espírito e matéria, entre alma e corpo não há diferença alguma; que a alma não sobrevive depois da morte, nem há outra vida depois desta. Além disso, os comunistas, insistindo no método dialético do seu materialismo, pretendem que o conflito, a que acima Nos referimos, o qual levará a natureza à síntese final, pode ser acelerado pelos homens. É por isso que se esforçam por tornarem mais agudos os antagonismos que surgem entre as várias classes, da sociedade, porfiando porque a luta de classes, tão cheia, infelizmente, de ódios e de ruínas, tome o aspecto de uma guerra santa em prol do progresso da humanidade; e até mesmo, porque todas as barreiras que se opõem a essas sistemáticas violências, sejam completamente destruídas, como inimigas do gênero humano.
A que se reduzem o homem e a família
10. Além disso, o comunismo despoja o homem da sua liberdade na qual consiste a norma da sua vida espiritual; e ao mesmo tempo priva a pessoa humana da sua dignidade, e de todo o freio na ordem moral, com que possa resistir aos assaltos do instinto cego. E, como a pessoa humana, segundo os devaneios comunistas, não é mais do que, para assim dizermos, uma roda de toda a engrenagem, segue-se que os direitos naturais, que dela procedem, são negados ao homem indivíduo, para serem atribuídos à coletividade. Quanto às relações entre os cidadãos, uma vez que sustentam o princípio da igualdade absoluta, rejeitam toda a hierarquia e autoridade, que proceda de Deus, até mesmo a dos pais; porquanto, como asseveram, tudo quanto existe de autoridade e subordinação, tudo isso, como de primeira e única fonte, deriva da sociedade. Nem aos indivíduos se concede direito algum de propriedade sobre bens naturais ou sobre meios de produção; porquanto, dando como dão origem a outros bens, a sua posse introduz necessariamente o domínio de um sobre os outros. E é precisamente por esse motivo que afirmam que qualquer direito de propriedade privada, por ser a fonte principal da escravidão econômica, tem que ser radicalmente destruído.
11. Além disto, como esta doutrina rejeita e repudia todo o caráter sagrado da vida humana, segue-se por natural conseqüência que para ela o matrimônio e a família é apenas uma instituição civil e artificial, fruto de um determinado sistema econômico: por conseguinte, assim como repudia os contratos matrimoniais formados por vínculos de natureza jurídico-moral, que não dependam da vontade dos indivíduos ou da coletividade, assim rejeita a sua indissolúvel perpetuidade. Em particular, para o comunismo não existe laço algum da mulher com a família e com o lar. De fato, proclamando o princípio da emancipação completa da mulher, de tal modo a retira da vida doméstica e do cuidado dos filhos que a atira para a agitação da vida pública e da produção coletiva, na mesma medida que o homem. Mais ainda: os cuidados do lar e dos filhos devolve-os à coletividade. Rouba-se enfim aos pais o direito que lhes compete de educar os filhos, o qual se considera como direito exclusivo da comunidade, e por conseguinte só em nome e por delegação dela se pode exercer.
Em que se converteria a sociedade
12. Que viria a ser, então, a sociedade humana, baseada em tais fundamentos materialistas? Viria a ser uma coletividade, sem outra hierarquia mais do que a derivada do sistema econômico. Teria por missão única a produção de riqueza por meio do trabalho coletivo, e único fim o gozo dos bens da terra num paraíso ameníssimo de delícias onde cada qual “produziria conforme as suas forças e receberia conforme as suas necessidades”. É também de notar que o comunismo reconhece igualmente à coletividade o direito, ou antes a arbitrariedade quase ilimitada, de sujeitar os indivíduos ao jugo do trabalho coletivo, sem a menor consideração do seu bem-estar pessoal; mais ainda, o direito de os forçar contra a sua vontade e até pela violência. E nesta sociedade comunista proclamam que tanto a moral como a ordem jurídica não brotam de outra fonte mais do que do sistema econômico do tempo o que, por conseguinte, de sua natureza são valores terrestres transitórios e mudáveis. Em suma, para resumirmos tudo em poucas palavras, pretendem introduzir uma nova ordem de coisas e inaugurar uma era nova de mais alta civilização, produto unicamente duma cega evolução da natureza: “uma humanidade que tenha expulsado a Deus da terra”.
13. E, quando as qualidades e disposições de espírito, que se requerem para realizar semelhante sociedade, tiverem sido alcançadas por todos em tal grau, que por fim tenha surgido aquele ideal utópico de sociedade, que eles sonham, sem distinção de classes então o Estado político, que ao presente unicamente se organiza como instrumento de domínio dos capitalistas sobre os proletários, perderá totalmente a razão de ser e, por necessidade natural, se dissolverá! Todavia, enquanto se não tiver chegado a essa idade de ouro, os comunistas empregam o governo e o poder público como o mais eficaz e universal instrumento, para atingirem o seu fim.
14. Aqui tendes, Veneráveis Irmãos, diante dos olhos do espírito, a doutrina que os comunistas bolchevistas e ateus pregam à humanidade como novo evangelho, e mensagem salvadora de redenção! Sistema cheio de erros e sofismas, igualmente oposto à revelação divina e à razão humana; sistema que, por destruir os fundamentos da sociedade, subverte a ordem social, que não reconhece a verdadeira origem, natureza e fim do Estado; que rejeita enfim e nega os direitos, a dignidade e a liberdade da pessoa humana.
Excerto da Encíclica "Divini Redemptoris" - (1937) Sobre o comunismo ateu, de Pio XI.
Conheça e divulgue as melhores postagens católicas na internet. (Este é o antigo Guia de Blogs Católicos)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo
-
▼
2011
(547)
-
▼
dezembro
(546)
- "O QUE PREOCUPA O PAPA"
- Imagens manipuladas para acusar Silas Malafaia de ...
- É tempo de viver pela fé
- Uma designação sem igual
- Sobre a liberdade religiosa e o Magistério
- A terrível experiência de Comungar
- Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
- A dor humana após a Cruz
- Consagração da família a Nossa Senhora
- A verdadeira face de Barack Obama
- Perseguição religiosa na China
- ONDE POSSO APRESENTAR MINHAS FERIDAS
- Homilia do Papa Bento XVI nas Vésperas da Solenida...
- UP - HARMONIA CONJUGAL
- Mensagem e oração para o último dia do ano
- E que venha 2012!
- «Não tenhais medo» - Blogosfera
- FG News : Igreja Anglicana decide combater com mai...
- Conheça o Central Mórmon, o maior site brasileiro ...
- A História São de São Tomás de Aquino
- Sagrada Família de Nazaré
- Ladainha Sagrada Família
- Hino da Campanha da Fraternidade 2012
- Aumenta número de Católicos em todo mundo em 2011
- Espera no Senhor Desde Agora e Para Sempre
- Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
- Natal e o mistério da Igreja
- Anselmo Borges: O tempo, a crise e a transcendência
- Liturgia Diária Comentada 31/12/2011
- Por que o Papa canta o hino Te Deum no final do ano?
- Superstições de Ano Novo
- Olavo de Carvalho: o charlatão Paulo Guiraldelli e...
- Santo do dia 31 de dezembro: São Silvestre, Papa
- O QUE É MESMO ESSENCIAL?
- Simpatias para o ano novo
- A questão das Imagens: Católicos são Idólatras?
- O valor divino do matrimónio - S.Josemaria Escrivá
- Conhecendo os santos: São Rugero (Santo do dia - 3...
- DOUTRINA E FRUTOS DO COMUNISMO
- Reza e jogo de capoeira em porta de igreja onde mi...
- Fim de Ano
- 61 – A Resposta Católica: “Por que o Deus do Antig...
- Estudo: O Amor que vem da cruz:: Morremos com Cris...
- JORNAL VATICANO ANALISA ECONOMIA BRASILEIRA DEPOIS...
- A necessidade de Deus (e de Cristo) - Henrique Rap...
- A MISSA EXPLICADA - PARTE IV E V: Rito da Comunhão...
- Oração:: Ladainha do Preciosíssimo Sangue de Jesus
- Juramento de posse do primeiro-ministro espanhol v...
- Orgulho nacional: cada um escolhe o seu.
- Liturgia Diária Comentada 30/12/2011
- Catecismo Maior de Sao Pio X.[1905]
- APOSTILA DOS COROINHAS CAP. 20
- Estudo sobre a ressurreição de Cristo:: Ele venceu...
- SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ
- Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus
- Após expediente em hospital, parteira dá à luz em ...
- Entrevista censurada pela revista IstoÉ
- Ou temos missa ou vamos para tribunal
- O que os Santos dizem sobre a Importância da Missa
- Um Novo Movimento Litúrgico? Por quê? Responde Ben...
- Fevereiro com Consistório?
- Casaldáliga eterno.
- De Cristo até nós, passando pelos Apóstolos
- A excelência da Virgindade
- Liminar proíbe que festa use símbolos católicos
- 29 de Dezembro
- Indulgência Plenária a todos que rezarem o Te Deum...
- SANTO DO DIA 30 DE DEZEMBRO - SAGRADA FAMÍLIA
- REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE
- Minha lista do melhor de 2011
- Notícia:: Líder muçulmano propõe encontro nacional...
- Recomeçar do Início [Padre Raniero Cantalamessa - ...
- (título desconhecido)
- O que está por trás da febre dos megatemplos
- A mensagem de Bento XVI para Dia Mundial da Paz (2...
- Os Santos Meninos Inocentes
- Sobre Vocação
- Catequese de Bento XVI - Oração na Sagrada Família
- LIMPEZA DA IGREJA ACABA EM LUTA DE VASSOURADA
- DIANTE DOS DESAFIOS É PRECISO TENTAR
- A blogosfera católica brasileira em 2011
- O valor da mortificação
- “SANTA OBEDIÊNCIA”
- Sobre os inocentes de Belém
- Revisão de vida para 2012: Um meio de Cura e Liber...
- "O Padroeiro do Rio (São Sebastião) tem tudo a ver...
- Quer uma igreja novinha adaptada aos seus anseios?
- Fora da Igreja não há salvação - São Cipriano de C...
- Súplicas de Nossa Senhora à humanidade através da ...
- Santo do dia 27 de dezebro: São João Apóstolo
- Desilusão do Liberalismo: Alexandre Herculano
- Padre cancela batizado ao descobrir que padrinho e...
- Beatificação da Princesa Isabel: Vaticano envia es...
- Para encontrar Deus, é preciso descer do cavalo da...
- O CONCEITO DE BEM VIVER
- Respostas católicas: "E quem viveu e morreu antes ...
- MISSA DA NOITE DE NATAL: HOMILIA DO SANTO PADRE B...
- Anselmo Borges: Jesus não era cristão?
- Resposta à Rede Record sobre Igreja e a Escravidão
- Será preciso voltar no tempo?
-
▼
dezembro
(546)
Nenhum comentário:
Postar um comentário