APOSTILA DOS COROINHAS CAP. 10

APOSTILA DOS COROINHAS CAP. 10:

Capítulo 10 - Eucaristia: Significados e Conseqüências

Ação de Graças

A palavra Eucaristia vem da língua grega e significa:agradecimento, ação de graças, reconhecimento. É a resposta que brotaespontânea do ser humano diante das manifestações de Deus na criação e nahistória humana.

Quando ganhamos um presente, é natural expressarmos nossagratidão a quem nos presenteia. Para isso usamos a criatividade; um “obrigado”,um “Deus lhe pague”, um abraço, um sorriso, um telefonema, uma lembrançinha,etc.

Viver em ação implica ao Pai, por Cristo, as coisas criadase a própria pessoa. É o Jesus realiza de modo ritual na Última Ceia, ede modo real na cruz: entrega ao Pai sua vida em sacrifício infinitopela salvação de toda humanidade.

Para nós, o que significa tomar parte no banqueteeucarístico ? Significa render graças a Deus por tudo e com tudo.Por tudo: a vida, a religião, nossa família, a fé emDeus, o ar que respiramos, o sol, a chuva, os alimentos que nos sustentam, asflores, os animais, etc.Na celebração eucarística, o pão e o vinho, frutos daterra e do trabalho de humano, simbolizam, todos os bens da criação. 

Com tudo: o que somos e temo, isto é, nossashabilidades pessoais, dons, saúde, disposição, etc. Deus não precisa de coisasmateriais. Ele espera a oferta do nosso ser. 
Jesus entregou ao Pai o que possuía de mais precioso, a suaprópria vida. Também nós devemos fazer oferta de nossa vida ao Pai, por Cristo,com Cristo, em Cristo.

Memorial (fazer memória)

Ao celebrar a Última Ceia com seus discípulos, Jesus tomou opão e o vinho, rendeu graças e disse que aqueles eram seu corpo e seu sangue,oferecidos em favor do povo. Em seguida acrescentou: “Façam isso em Memóriade Mim”

Fazer memória da Páscoa de Cristo significa TornarPresente o ato salvador de Cristo. Revivemos na fé o acontecimento de suapaixão, morte e ressurreição, atualizando-o e tornando-nos participantes dele.

Ao celebrar a Eucaristia, não comemoramos algo perdido nopassado, ou um fato que ficou apenas na lembrança, mas, proclamamos, aqui eagora, a salvação de Deus aplicada à história presente e futura: “ Todas que secom desse pão e bebeis deste cálice, anunciais a morte do Senhor até que elevenha” (1Corintios 11,26)

Por tanto, par nós, assim como para os judeus, o memorialtêm três direções: olha para o passado, mas projetando-o para o futuro,com a espera do fim dos tempos, e sentindo que o acontecimento histórico(passado) e o futuro se concentraram no hoje da celebração.

Aplicando, mais uma vez, esse conceito à Eucaristia, temos o seguinte: aEucaristia é um fato passado (morte e ressurreição de Jesus), que se tornapresente par nós , aqui e agora (celebração eucarística) e nos projeta para o futuro(o Reino de Deus não está concluído, mas vai se construindo até que todoscheguem à plena comunhão com Deus e com irmãos).
                                                                                           
Eucaristia é sacrifício

Na Última Ceia, Jesus tomou o pão, redeu graças e o deu a seus discípuloscomo seu corpo oferecido em sacrifício, pra que dele comesse .E pegandouma taça de vinho disse-lhes: “Bebei dele todos, pois Istoé o meu sangue, osangue da Aliança, que será derramado por muitos pra remissão dos” pecados“(Mateus 26.28)”.
Esses gestos tinham clara intenção de substituir o cordeiro da páscoa dosjudeus.
O sacrifício de Jesus não é algo que se reduz aos seus últimos momentos devida terrena, ou seja, sua paixão e morte.Toda a sua vida foi imolaçãoconstante. Jesus não buscou seus próprios interesses, mas procurou sempre fazera vontade do Pai.
Sua vida foi uma continua doação em favor do povo, principalmente daspessoas necessitadas.Sua vida total culmina com a morte na cruz.Sua paixão emorte são o coroamento de toda a sua vida doada: “Tendo amado os seus queestavam no mundo, amou-os até o fim” (João 13.1)

Eucaristia é assembléia

É no seio da Igreja que o sacrifício de Cristo se torna presente, Igreja epalavra de origem grega, que significa assembléia, comunidade do povo,convocada e reunida por Deus.
Desde o inicio da Igreja os escritos do Novo Testamento falam da Eucaristiacomo reunião da comunidade (assembléia)
A assembléia cristã, portanto, é uma comunidade que celebra e no meio daqual desde o primeiro momento está presente Cristo, o Senhor.
Quem faz parte da assembléia ? Todos os fieis que se reúnem para celebrar emnome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, o povo e os ministros, incluindo-seo ministro ordenado a quem cabe presidir a Eucaristia.

Eucaristia é refeição

A missa é uma refeição, um banquete, uma festa. Quem faz o convite é DeusPai.A convocação é dirigida a nós, filhos e filhas, com a finalidade de nosalimentar com sua palavra e com o corpo e sangue do seu Filho Jesus.
O banquete eucarístico supõe, portanto, a presença de convidados(assembléia) e alimento (pão e vinho, corpo e sangue do Senhor).Sendo obanquete eucarístico uma festa, há também a necessidade da participaçãoexterna e da  participação internada assembléia.
Constituem elementos da participação externa os movimentos, as palavras, asaclamações, os cantos, as orações, o toque, os sinais, o abraço da paz, etc. Aopasso que a participação é a predisposição de cada membro da assembléia, suavontade de estar ali com os irmãos, consciente do que vai celebrar. Aparticipação interna começa antes que a pessoa entre na igreja para acelebração.

Eucaristia é comunhão

Comunhão que dizer comunicação.Mas significa intimidade Quandovamos receber a comunhão (Eucaristia) estabelecemos uma comunhão com Jesus ecom os irmãos e irmãs. Portanto, receber a comunhão não é simplesmente recebere ingerir um pedaço de pão consagrado (corpo de Cristo). Esse gesto significaque o fiel está em comunhão com o corpo de Cristo.Ora, o corpo de Cristo é aIgreja.Em outras palavras, somos nós. Portanto, comungar o corpo de Cristo éestar em harmonia e paz, não só com Jesus, mas também com todos os filhos efilhas de Deus. Quem tem ódio contra alguém deverá reconciliar-se antes decomungar. Ódio e comunhão não combinam.

Eucaristia é compromisso social

A celebração eucarística não é um ato fechado em si mesmo. Ela é aberta parafora, para a realidade do mundo que nos cerca. Por isso a missa se expande, seprolonga pr além da própria missa. A missa não pode estar fora da realidade queenvolve o povo. Alias, cada pessoas, ao participar da missa, leva consigo suarealidade (sua situação familiar e pessoal , a situação do povo, suasdificuldades, alegrias e angustias...). 
Levamos a realidade para a celebração, e levamos a força da celebração paraa realidade. Deste modo, fazemos a união da fé com a vida.
Portanto, enquanto houver irmãos passando fome, nós cristãos não podemoscruzar os braços, não podemos celebrar e ficar acomodados. Justamente porque acelebração nos empurra para a ação. Ação transformadora na sociedade. Nessesentido dizemos que a celebração é um compromisso social.

Eucaristia é gratuidade

Gratuidade vem da palavra latina grátis, de graça. A Eucaristia pedeque sejamos gratuitos, generosos, acolhedores, sem preconceito.Essa gratuidadese manifesta na celebração e alem da celebração. Por isso, quando vamosparticipar da Eucaristia , não convém ficarmos controlando o relógio, achandoque tudo está pesado, cansativo, sem interesse. Se isto for verdade, alguma coisaesta errada e é necessário corrigir.
E verdade que por vezes nossas celebrações ainda são feitas com muitopalavreado. Vamos dar espaço para a Palavra de Deus e diminuir nossas palavras! Vamos dar preferência por externar nossa fé através do canto e dos gestossimbólicos e manter as palavras indispensáveis pra bem celebrarmos. E uma saídapara se evitar que a celebração seja enjoativa.
Ser gratuito, durante a celebração, é deixar-se embalar pelo Espírito Santo,o litúrgico (celebrante) por excelência. E seguir as inspirações que nos vêm daPalavra, dos símbolos, dos gestos simbólicos. Ser gratuito na celebração éfazer bom proveito de algum fato novo, que não estava previsto no roteiro, masnos ajuda a celebrar melhor.

Conclusão

A partir dessas breves noções a respeito da Eucaristia, cada um de nós éconvidado a ser Eucaristia viva nas estradas do mundo. Que quer dizer Eucaristiaviva ? é a pessoa que tem um coração aberto, generoso, compassivo, cheio debondade e misericordioso, igual ao Jesus. É a pessoa que se preocupa com osirmãos e irmãs principalmente as mais necessitadas de socorro material eespiritual.
Ser Eucaristia viva é ser o próprio Jesus presente e dinâmico, hoje, no meioda humanidade. 

Nenhum comentário:

Arquivo