Fazei jejuns e penitência

Fazei jejuns e penitência:
 
“Por isso, agora ainda – oráculo do Senhor -,voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto.” (Joel 2,12)
            Inevitavelmente aquelas pessoas que amam de verdade o Senhor, querem buscar a santidade. Santidade esta que pode ser encontrada de várias maneiras, aonde a principal é a violência de coração, no arrependimento e na conversão diária. Hoje em dia muito se é pregado sobre o amor de Deus, de um Deus que se deixa ser encontrado; um Deus rico em Misericórdia e que nos aceita apensar dos apesares. No entanto as pessoas se esquecem não só de pregar, mas de viver algo que louvável que o Senhor nos pede: penitência e jejuns.
            O Livro do profeta Joel é muito usado para pregações sobre o grande poder do Espírito Santo. No seu capítulo 3, por exemplo, vemos ai a profecia do grande Pentecostes, que não é somente pros Apóstolos, mas para todos nós. Joel profetizou, e nós hoje temos que tomar posse dessa profecia e desse derramamento do Espírito Santo de Deus em nossas vidas. No entanto, o mesmo livro de Joel, Deus nos exorta a fazer jejuns e penitências como bem vemos no versículo proposto.  Mas parece que a gente só quer enxergar Joel 3, e se esquece do capítulo 2 que fala de penitência e de todo o resto do livro que nos traz exortações a santidade.
            O Senhor não nos quer penitentes para que nós soframos. Ele nos quer penitentes para que nós, pela graça do Espírito Santo, nos santifiquemos, para sermos salvos. É interessante que quando se ama uma pessoa se é comum fazer sacrifícios por ela. No mesmo caso é com Deus, amamos tanto a Deus que fazemos loucos sacrifícios pra Ele. Mas não queremos ser como os fariseus que tinham a Lei e não a praticavam, não adianta fazer jejum unicamente se não aderir completamente o Evangelho. Só que o ensinamento de Deus não excluiu a penitência, tanto que queres penitência maior do que a cruz de Cristo? E essa penitência foi usada para a salvação da humanidade. Da mesma maneira a nossa penitência é em oferta a nossa salvação, ou a salvação de outrem a qual nos a ofertemos.
            A gente clama, clama o Espírito Santo, mas não quer fazer jejuns. Veja o jejum na ação da Igreja, no servir deles: “Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: “Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado”. Então, jejuando e orando, impuseram-lhes as mãos e os despediram.” (Atos dos Apóstolos 13,2-3). Primeiramente quero dizer, que não se deve apenas orar, e nem apenas jejuar; o versículo 3 vai dizer claramente jejuando e orando. Também nós temos que ter essa audaciosa atitude, de parresia de doar o nosso viver, fazendo penitência e se entregando em oração. Muitas vezes os eventos que deveriam resgatar multidões para a Igreja não passam de eventos sem conversão pelo fato de não existir uma oferta ao Senhor. Não digo apenas oferta material de doar dinheiro, mas a oferta de ser penitente, fazer jejum como nos é recomendado às sextas-feiras.  Ninguém parece querer fazer jejum e ofertar por aquele evento, ou mesmo fazer jejum e ofertar pelas conversões dos jovens, daqueles que não conhecem a Deus. É preciso ter coragem, e não ser jovem fraco, que não quer nada além de um “oba-oba” dentro da Igreja, e nem se quer participa dos sacramentos devidamente. E os santos da Igreja, que não praticam penitencia nem jejum, devem tomar consciência de que só não são mais usados pelo fato de que não fazem tais obras.
            Não adianta , por exemplo, um pregador gastar horas lendo a Bíblia e preparando uma pregação se não fizer penitência, e oferecendo pelas mãos da Virgem Maria, entregar para a conversão daqueles que hão de ouvi-lo, para que ele pregue um evangelho verdadeiro, que leve as pessoas para o Cristo verdadeiro e não para o Cristo falsificado que as pessoas tem criado hoje em dia.
            Temos que começar aos poucos, é verdade. Mas começar do pouco não quer dizer ficar no estado de comodismo. Um maratonista não começou correndo longas distancias, primeiro ele começou do pouco para poder posteriormente, na prova correr toda a distância exigida numa maratona ou mega maratona. Comece fazendo jejuns as sextas feiras em honra da paixão de Cristo, pelas almas dos pecadores. Mesmo que não consiga passar todo o dia em jejum, mas vá – pela graça do Espírito Santo – até aonde for possível. Depois faça suas penitências e ofertas maiores, conforme seu amor for aumentando. Mas faça. Nem que seja abstinência de algo que você goste, ficar sem tomar coca cola, comer chocolate, etc.
            O que não podemos é fazer “falsas penitências” como eu já vi. Por exemplo: em época de quaresma já vi gente fazer penitencia de não pecar contra a castidade. Sim meu filho, mas isso já devemos fazer seja lá qual tempo litúrgico nos encontrarmos. Quando uma pessoa faz abstinência de não comer chocolate na quaresma, por exemplo, quando chega a páscoa ela se “acaba” no cacau. Assim uma pessoa que usa do não pecar contra a castidade, caso não tenha sido pra conversão, também irá se acabar pecando contra  a castidade. A diferença do chocolate pra castidade, é que o chocolate não levará ao inferno da mesma forma que a falta da castidade. Não podemos usar algo como “não pecar” se já devemos lutar contra o pecado no dia a dia.
            E outra coisa importante, é a união da penitência com a oração. Ensinarei algo bem antigo que tornou raro. Além de fazer penitências ao Senhor, reze o Rosário. Não somente o Santo Terço, mas também o Rosário completo. Assim rezara, e fará penitência, numa oferta com a Virgem Maria, se santificara mais ainda, na perfeição de alguém que deseja ser santo. Afinal, no céu só entra santo.
            Lembro-me da vida de São Francisco de Assis, que foi muito penitente e orante. Era rico e largou tudo para viver uma grande radicalidade do Evangelho. Talvez Deus não te quer vivendo na pobreza, mas a venerável pobreza é aquela em que dependemos de Deus. Quando você faz jejuns e penitência, você esta se prostrando como uma pessoa que depende da Misericórdia de Deus. Tem tanta gente que se humilha pra pessoas por coisas tão fúteis (como ex. namoros), porque então não se humilhar diante de Deus? Essa santa humilhação me leva a salvação da minha alma. São Francisco de Assis, São Padre Pio de Pietrelcina são exemplos de quem se humilharam, mas foram exaltados pelo Misericórdia do Deus vivo.
            Shalom!

Nenhum comentário:

Arquivo