Meu amado leitor e visitante, vamos refletir sobre este pensamento de Santo Agostinho.
O orgulho nos leva a derrota mais cedo ou mais tarde, pois quem vive com ele muitas vezes não percebe o abismo em que se encontra.Muitas vezes até acha interessante, eficaz e legal ser ORGULHOSO.
Porém, o orgulho prejudica o ser humano em suas relações pessoais, impedindo que este conviva em harmonia com os demais.Pois o orgulhoso não se preocupa com as dificuldades dos outros, quer se destacar em tudo que faz, até mesmo se preocupa em aparecer em tudo como sendo sempre o melhor.
O orgulhoso não pensa muito em humilhar, denegrir os outros...e infelizmente muitas sofre sozinho, mas não permite ajuda nem opiniões. Por isso, o orgulho se torna um pecado, pois o orgulhoso ofende a si mesmo, ofende os outros e a Deus.
Diante do seu comportamento orgulhoso demonstra para os outros uma aparência enganosa daquilo que deveria ser quando na realidade no seu interior não existe muitas qualidades que o defina como um ser humano generoso, social, comprometido com os valores humanos: caridade, humildade, generosidade, respeito, sinceridade,amor, simplicidade etc. Ser orgulhoso não significa que o indivíduo esteja condenado ou banido para Deus. Pelo contrário, ele é amado, afeiçoado por Deus mas é preciso abrir o coração para que a Graça de Deus possa restaurá-lo.
Assim este oco de que fala Santo Agostinho ou vazio, será preenchido pela graça de Deus e finalmente o orgulho não mais fará parte da vida do indivíduo.
Santo Agostinho, fazei com que eliminemos todos o nosso orgulho, o nosso egoísmo e que possamos nos tornar pessoas mais amáveis e cheias do Espírito Santo com humildade, caridade e simplicidade.AMÉM!!!
PAZ E BEM!!!
Tarcísio Silva
Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!
O homem orgulhoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário