Daniel Comboni: Santo missionário…



No dia 05 de Outubro de 2003 O Papa João Paulo II canonizou Daniel Comboni grande missionário da África Central e fundador dos Institutos Combonianos.

Este ano a Família Comboniana em comunhão com toda a Igreja celebra o 10º aniversário do evento fazendo memória deste grande santo missionário a quem João Paulo II chamou "o campeão da missão".
Ele deu a vida pela salvação da Africa e deixou remarcável herança missionária à Igreja.
Reconhecida a santidade de um membro da Igreja, ele torna-se para todos os membros da Igreja um testemunho, exemplo e desafio à Santidade.

Nesse sentido, o Superior Geral dos Missionários Combonianos, na celebração do evento, dirigiu uma carta aos Institutos missionários com o título: " A Santidade de Comboni desafia a nossa Santidade". Nela, recordando os dez anos passados desde a canonização, relembra que S. Daniel Comboni é da Igreja e desafia a todos à missão profética hoje! Em palavras claras pergunta aos membros dos Institutos Combonianos: "Que fizemos da santidade de Comboni que a Igreja quis pôr como modelo para toda a Igreja, recordando que a missão vivida como ele a viveu é caminho seguro de santificação?
Reconhece então com alegria o dom da "santidade missionária" vivida em Igreja: "Dá-me prazer e coragem poder dizer que, graças a Deus, a santidade de Comboni superou os confins dos Institutos Combonianos e hoje, andando pelo mundo, encontramos todos os dias mais pessoas que se inspiram na santidade de Comboni reconhecendo-o como modelo de discípulo, como grande missionário e como exemplo extraordinário para descobrir o Senhor nos caminhos da missão".

No ano pastoral que se inicia quer assim a Família Comboniana viver "Com Comboni em missão profética hoje". Este é o tema escolhido para a celebração do ano. Todos os membros, religiosos e religiosas, seculares e Leigos dos quatro ramos da família missionária se comprometeram a vivê-lo como programa de vida. Será a resposta ao convite com que o Superior Geral conclui a sua mensagem: Que a "celebração deste 10º aniversário mais do que momento da festa que vem e vai, se transforme em momento de graça para nos abrirmos ao dom da santidade que temos em casa".

Caminhos de missão…
Uma Comissão foi formada por representantes dos vários ramos da Família Comboniana. Reunida para reflexão e programação, várias propostas foram já apresentadas e aceites. Terão lugar durante este ano pastoral e são orientadas a nível interno, da vida das comunidades missionárias, e a nível externo, da missão da Igreja local, onde estão inseridas, aqui e agora, abertas ao mundo.
A concretização do tema apela à luta contra as novas escravaturas hoje, à promoção dos direitos humanos, ao reconhecimento do "Lázaro à nossa porta", deduzindo da luta de S. Daniel Comboni contra as escravaturas do século XIX.

As celebrações do ano incluirão tempos de reflexão e oração assim como acção missionária directa e conjunta em vários momentos e áreas geográficas. Procura-se dar especial atenção ao envolvimento dos jovens.
Como projecto solidário de acção missionária foi escolhido o projecto "Zo Kwe ZO" ("Toda a pessoa é pessoa") da Republica Centro Africana no meio dos quais trabalham conjuntamente os Leigos Missionários Combonianos, os Missionários Combonianos, neste ano juntando-se a eles uma Secular Comboniana. Conhecer e apoiar este grupo humano hoje escravizado é o objectivo motivador de toda a família Comboniana.

O auge de todas as celebrações será uma grande Peregrinação a Fátima de toda a Família Comboniana amigos, benfeitores e colaboradores em 26 de Julho de 2014.

Missão hoje, aqui e agora…
A Família Comboniana está em missão aqui e agora, em Portugal e na Europa como está na África, América Latina e Ásia. S. Daniel Comboni teve horizontes largos e novos como grande missionário da Africa Central. A Família por ele fundada quer dar respostas novas aos desafios da nova missão hoje.

A celebração deste 10º aniversário de canonização é um desafio e convite para todos. Desafio a não desanimar, a enfrentar as novas escravaturas com coragem, esperança e fé. Um convite a uma maior comunhão entre todos e todas em missão.
A missão que é comunhão a começar no interior da Família Comboniana estendendo-se a toda a Igreja missionária.

Nova vida e nova missão nestes tempos novos são o desafio a que queremos responder. S. Daniel Comboni intercede por nós e é para nós exemplo na missão "até ao fim dos tempos" que Jesus Cristo confiou a cada um e todos.

P. , MCCJ

Nenhum comentário:

Arquivo