São Pedro Tomás

São Pedro Tomás

ORAÇÃO: Senhor, Deus da paz, que concedestes ao bispo São Pedro Tomás a força do vosso Espírito para estabelecer a paz e promover a unidade dos cristãos, concedei que, pelo seu exemplo e intercessão, testemunhemos a integridade da fé e vivamos unidos pela integridade da fé e pelo vínculo da caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

São Pedro Tomás, rogai por nós!

HAGIOGRAFIA:

Pedro Tomás de família paupérrima nasceu em 1305 em Concón uma aldeia de Aquitânia na França. Devido às condições precárias de seus pais resolveu abandonar sua casa passando a viver como pedinte. Dono de uma inteligência fenomenal conseguiu forma-se como professor aos 17 anos.

Em 1327 ingressou na Ordem Carmelita onde lecionou nos conventos de Bordéus, Albi, Agen e Paris. Foi Procurador da Ordem junto a Santa Sé e co-fundador da Faculdade de Teologia na Universidade de Bolonha.

Em 1354 foi nomeado Bispo de Patti e Lipari, buscou promover a paz e a união com as Igrejas Orientais. Foi Arcebispo de Creta em 1363 e Patriarca latino de Constantinopla em 1364.

Sempre muito humilde nunca fez uso de seus cargos em beneficio próprio, nas suas viagens sempre se hospedava nos conventos carmelitas vivendo conforme as regras da comunidade. Faleceu em 6 de Janeiro de 1366 no Convento do Carmo de Famagusta / Chipre. Mesmo sendo bispo pediu que fosse sepultado vestido com o hábito da Ordem.

Devoto de Nossa Senhora sempre defendeu a Imaculada Conceição de Maria, é dele a profecia inspirada pela Virgem Maria de que a Ordem do Carmo durará até ao fim dos tempos.

Fonte: Com. Santa Tereza / Freis Carmelitas
Adaptação: 33catolico – Ricardo Ferreira
Comunidade São Paulo Apóstolo

Nenhum comentário:

Arquivo