A MISSA EXPLICADA - Parte II

A MISSA EXPLICADA - Parte II: LITURGIA DA PALAVRA

Após o “amém” da Oração, a comunidade senta-se. A Liturgia da Palavra tem um conteúdo de grande importância, pois é nesta hora que Deus nos fala solenemente. Fala a uma comunidade reunida como "Povo de Deus".

Primeira leitura



A Primeira Leitura geralmente é tirada do Antigo Testamento, onde se encontra o passado da História da Salvação. O próprio Jesus nos fala que nele se cumpriu o que foi predito pelos Profetas a respeito do Messias.

Salmo Responsorial
O Salmo Responsorial é a nossa resposta a Deus pelo que foi dito na primeira leitura. Ajuda-nos a rezar e a meditar na Palavra acabada de proclamar. Pode ser cantado ou recitado. Nunca pode ser trocado por um canto qualquer, mas deve ser aquele salmo que a Igreja propõem para o dia.

Segunda leitura
A Segunda Leitura é quase sempre tirada das Cartas dosApóstolos, Atos dos Apóstolos ou do Livro doApocalipse de S. João. As Cartas são dirigidas a uma comunidade a todos nós.

Canto de aclamação ao Evangelho

Terminada a Segunda Leitura, vem o comentário ao Evangelho, que deve ser breve, convidando e motivando a Assembléia a ouvir o Evangelho. O canto de Aclamação é uma espécie de aplauso para o Senhor que via nos falar. Porque ele Vai nos falar, ouvimos de pé, é Cristo que vai falar!

Evangelho


Toda a Assembléia está de pé, numa atitude de expectativa para ouvir a Mensagem. A Palavra de Deus solenemente anunciada, não pode estar "dividida" com nada: com nenhum barulho, com nenhuma distração, com nenhuma preocupação. É como se Jesus, em Pessoa, se colocasse diante de nós para nos falar.
A Palavra do Senhor é luz para nossa inteligência, paz para nosso Espírito e alegria para nosso coração.

Homilia



É a interpretação de uma profecia ou a explicação de um texto bíblico. A Bíblia não é um livro de sabedoria humana, mas de inspiração divina. O Padre na homilia "atualiza o que foi dito há dois mil anos e nos diz o que Deus está querendo nos dizer hoje"; explica as leituras. É o próprio Jesus quem nos fala e nos convida a abrir nossos corações ao seu amor. Reflitamos sobre Suas palavras e respondamos colocando-as em prática em nossa vida.

Profissão de fé
Em seguida, os fiéis se levantam e recitam o Credo. Nessa oração que resume a fé da Igreja; professamos a fé do nosso Batismo. O Creio pode ser cantado somente se conservar o texto integral da oração, assim como o “Hino do Glória” e o “Santo”.
A fé é à base da religião, o fundamento do amor e da esperança cristã. Crer em Deus é também confiar Nele. Creio em Deus Pai, com essa atitude queremos dizer que cremos na Palavra de Deus que foi proclamada e estamos prontos para pô-la em prática.

Oração da comunidade (Oração dos fiéis)
Depois de ouvirmos a Palavra de Deus e de professarmos nossa fé e confiança em Deus que nos falou, nós colocamos em Suas mãos as nossas preces de maneira oficial e coletiva. Mesmo que o meu pedido não seja pronunciado em voz alta, eu posso colocá-lo na grande oração da comunidade. Assim se torna oração de toda a Igreja.
E ainda de pé rogamos a Deus pelas necessidades da Igreja, da comunidade e de cada fiel em particular.

Nenhum comentário:

Arquivo