Livros: Heródoto - A Batalha das Termópilas

Livros: Heródoto - A Batalha das Termópilas:
“No verão do ano 480 a.C. o poderoso exército persa, sob o comando do rei Xerxes, avança pelo Mediterrâneo com um objectivo claro: a conquista da Grécia. Atenas e Esparta decidem defender-se, mas, frente à superioridade numérica dos persas, vêem-se forçadas a usar todo o seu engenho.
Leónidas, rei de Esparta, e os seus guerreiros hoplitas aguardam o exército persa no desfiladeiro das Termópilas. Num acto de heroísmo que lhes custou a vida, os trezentos espartanos retêm o inimigo tempo suficiente para que a Grécia se prepare para o verdadeiro combate.
Nestas páginas, o leitor poderá seguir o desenrolar deste episódio, através das crónicas de Heródoto. Ao longo dos séculos, muitos têm sido os autores a basear-se no seu testemunho para recriar de mil maneiras – em forma de poema, novela, película e comédia – esta gloriosa epopeia.” (Contracapa)

Este facto histórico revestido de grande heroísmo, apanágio do mundo antigo, mostra-nos a grande diferença de homens e de valores entre aqueles que com o sacrifício da própria vida defendiam as suas nações, os seus deuses e as suas famílias, e aqueles, que hoje, aburguesados e agarrados a todo o tipo de direitos mas que escorraçam os seus deveres entregam sem pestanejar as suas pátrias, negam o Deus que lhes facultou a existência, desprezam as famílias, e enfim vendem a alma ao diabo por um prato de lentilhas.

A honra expressa da proeza levada a cabo por estes nobres europeus é testemunho da grandeza legada pelos nossos antepassados e deve ser uma orientação segura para enfrentarmos o tenebroso futuro que se aproxima.

Nenhum comentário:

Arquivo