Liturgia Diária Comentada 15/12/2011

Liturgia Diária Comentada 15/12/2011:
Liturgia Diária Comentada 15/12/2011

Primeira Leitura: Livro do Profeta Isaías 54,1-10

Salmo: 29 (30), 2.4. 5-6. 11.12a.13b (R.2a)

Evangelho segundo Lucas 7,24-30


Primeira Leitura: Livro do Profeta Isaías 54,1-10
Como a mulher abandonada o Senhor te chamou
Alegra-te, ó estéril, que nunca foste mãe, exulta e regozija-te, tu que nunca deste à luz; os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os filhos da bem-casada, diz o Senhor. Alarga o espaço de tua tenda e distende bastante as peles das tuas barracas; usa cordas bem longas e finca as estacas com segurança. Farás expansão para um lado e para outro e tua posteridade receberá em herança as nações que povoarão cidades abandonadas.

Não tenhas medo, pois não sofrerás afronta alguma; nem te perturbes, pois não tens de que te envergonhar; esquecerás a vergonha sofrida na juventude e não te recordarás mais da humilhação da viuvez. Teu esposo é aquele que te criou, seu nome é Senhor dos exércitos; teu redentor, o Santo de Israel, chama-se Deus de toda a terra. O Senhor te chamou, como a mulher abandonada e de alma aflita; como a esposa repudiada na mocidade, falou o teu Deus.

Por um breve instante eu te abandonei, mas com imensa compaixão volto a acolher-te. Num momento de indignação, por um pouco ocultei de ti minha face, mas com misericórdia eterna compadeci-me de ti, diz teu salvador, o Senhor. Como fiz nos dias de Noé, a quem jurei nunca mais inundar a terra, assim juro que não me irritarei contra ti nem te farei ameaças. Podem os montes recuar
e as colinas abalar-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor. - Palavra do Senhor.

Comentando a Liturgia: Deus não está disposto somente a perdoar, mas ainda a esquecer completamente: Com profunda afeição te recebo de novo. Compreendamos bem quão longe está a imagem da realidade cotidiana: é tão difícil ao homem esquecer! Mas Deus esquece deveras, e cada um de nós fez a consoladora experiência disso.

Se não abandonamos, pelo menos toda um série de pequenas vilezas de nossa vida cristã. Orgulho camuflado de cuidados e atenções para com os outros; vida de piedade ostensiva para arrancar alguns louvores dos homens, irascibilidade que na preocupação de evitar escândalo; avarezas glorificadas com hipotéticos cálculos de defesa do bem comum; jantares multiplicados e pretexto de conveniências sociais; preguiça ante o dever por motivo de saúde.

Deus sanou muitas vezes estas nossas desagradáveis situações, dando-nos motivos de exclamar: Senhor, deste-me vida! (Salmo). Ainda hoje o Pai te dirige seu amorável convite. Ainda hoje estimula tua fidelidade.

Salmo: 29 (30), 2.4. 5-6. 11.12a.13b (R.2a)
Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!
Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes,
e não deixastes rir de mim meus inimigos!
Vós tirastes minha alma dos abismos
e me salvastes, quando estava já morrendo!

Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,
dai-lhe graças e invocai seu santo nome!
Pois sua ira dura apenas um momento,
mas sua bondade permanece a vida inteira;
se à tarde vem o pranto visitar-nos,
de manhã vem saudar-nos a alegria.

Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade!
Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!
Transformastes o meu pranto em uma festa,
Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!

Evangelho segundo São Lucas 7,24-30
João é o mensageiro que prepara o caminho do Senhor
Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis.

Então, o que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. É de João que está escrito: Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti. Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele.

Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus. - Palavra da Salvação.

Comentando o Evangelho (Antônio Carlos Santini / Com. Católica Nova Aliança): Neste Evangelho, Jesus reflete com o povo acerca da figura de João Batista, seu Precursor. Quando João iniciara sua pregação às margens do Jordão, após uma vida inteira nas solitudes do deserto, logo as multidões se agruparam à sua volta. Como explicar seu poder de atração?

Não era, por certo, o seu vulto magro, coberto pela áspera cintura de couro dos antigos profetas – a mesma veste e misericórdia que o Criador tecera para o primeiro casal, antes que os pais perdessem a segurança do Éden. (Cf. Gn 3, 21.) Nem era sua eloqüência, sem palavras e imagens sedutoras, mas reduzida à mensagem seca: “O Reino está próximo. Convertei-vos!”

Apesar de tudo, pairava no ar uma sensação de urgência. O vento do deserto arrepiava a pele, o apelo premente fazia vibrar os corações. E lá estava João: um profeta, e mais que um profeta! (Lc 7, 26.) Sua presença impressionava pela força da verdade proferida, sem lembrar em nada os oradores religiosos de seu tempo, perdidos em um cipoal de preceitos e proibições legais.

Por isso mesmo, Jesus insiste em contrastar a figura concreta de João com retratos que não lhe cabem: homem vestido de seda... cana agitada pelo vento... Na seda, a moleza da alta classe. No caniço, a volubilidade dos governantes que se adaptaram ao Império Romano e lucravam com a nova ordem das coisas. A cana – ou caniço – não oferece resistência ao vento que sopra: dobra-se, amolda-se, consente. Entre nós, a expressão correspondente é “maria-vai-com-as-outras”. Designa aqueles que seguem a moda, sem opinião própria, sem resistir à modelagem do sistema.

Sua filosofia é: “Que é que tem? Todo mundo faz! Está na moda! Os tempos mudaram...” E lá se vão para o lixo os valores dos pais, o exemplo dos avós, a doutrina da Igreja, os mistérios da fé. E aplaudem a propaganda homossexual, a enxurrada de divórcios, a carnificina do aborto, a violência da eutanásia.

Ora, desde os primórdios da Igreja, o cristão é aquele que nada rio acima, contra a corrente, sem ceder à pressão do Império, sem divinizar a César, sem aplaudir os tiranos, mesmo ao preço do próprio sangue. A incontável procissão de mártires testemunha esta verdade, a demonstrar alegremente que a fé em Cristo Jesus nos dá a força para enfrentar o exército do Mal.

Que somos nós? Caniços ao vento? Ou estamos firmes no Rochedo que salva?


LITURGIA COMPLEMENTAR

3ª Semana do Advento - 3ª Semana do Saltério
Prefácio do Advento I - Ofício do dia
Cor: Roxo - Ano Litúrgico “B” – São Marcos

Antífona: Salmo 118,151 - Estais perto, Senhor, e todos os vossos caminhos são verdadeiros. Desde muito aprendi que vossa aliança foi estabelecida para sempre.

Oração do Dia: Senhor nosso Deus, somos servos indignos e reconhecemos com tristeza as nossas faltas. Dai-nos a alegria do advento do vosso Filho que vem para nos salvar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

INTENÇÕES PARA O MÊS DE DEZEMBRO

Geral: A paz entre os povos - Para que todos os povos da terra, através do conhecimento e do respeito recíprocos, cresçam na concórdia e na paz.

Missionária: Crianças e Jovens - Para que as crianças e os jovens sejam mensageiros do Evangelho e para que sua dignidade seja sempre respeitada e preservada de toda a violência e abuso.

Cor Litúrgica: ROXO - Simboliza a preparação, penitência ou conversão. Usada nas missas da Quaresma e do Advento.

Tempo do Advento: O Advento é um tempo de preparação com dupla finalidade:
1.    Recordar a primeira vinda de Jesus trazendo a salvação para a humanidade, por isso Advento é tempo de alegria.
2.    Anunciar a segunda vinda gloriosa de Jesus, por isso, Advento é também tempo de expectativa, é tempo de redobrarmos a oração, de exercitarmos a nossa fé para não nos desviarmos do caminho de Deus.

Advento é tempo de conversão, devemos nos fazer pequenos e pobres, para podermos reconhecer Jesus como único Senhor e devemos nos esvaziar de tudo que nos afasta de Deus para poder nos encher com sua misericórdia.

O Tempo do Advento começa nas primeiras Vésperas do domingo que sucede ao dia 30 de novembro - ou o mais próximo desta data - e termina antes das primeiras Vésperas do Natal. Devido a variação na data de início do Tempo do Advento a duração do mesmo pode ser de 3 ou 4 semanas. O período de 17 a 24 de dezembro estabelece uma maior preparação para o Natal.

Fonte: CNBB – Missal Cotidiano
Adaptação: 33catolico / Comunidade São Paulo Apóstolo

Nenhum comentário:

Arquivo