Estudo: O Amor que vem da cruz:: Cordeiro de Deus tira o pecado de dentro de mim!

Estudo: O Amor que vem da cruz:: Cordeiro de Deus tira o pecado de dentro de mim!:

Depois de ter aceitado dar-lhe o Batismo junto com os pecadores, João Batista viu e mostrou em Jesus o “Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo”. Manifesta, assim que Jesus é ao mesmo tempo o Servo Sofredor que se deixa levar silencioso ao matadouro e carrega o pecado das multidões e o cordeiro pascal, símbolo da redenção de Israel por ocasião da primeira Páscoa Toda a vida de Cristo exprime sua missão: “Servir e dar sua vida em resgate por muitos”. (Cat.§ 608)


Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Isso nós repetimos em todas as missas que participamos. Mas é importante que saibamos o porque dessa expressão. Antigamente, para expiar os pecados de uma pessoa, era necessário que essa pessoa oferecesse um animal para ser imolado. Para recordar o fato, basta lembrar que quando o povo Hebreu se preparava para fugir do Egito, Deus pai mandou que eles matassem um cordeiro sem manchas e comecem sem temperos.


No novo Testamento, Jesus é esse cordeiro puro e sem manchas que é oferecido ao pai para ser imolado em expiação dos nossos pecados. Por isso São João Batista disse: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.


Porém é importante saber que Jesus tira o pecado do mundo agindo em nós. Ele tira o pecado do mundo tirando as antes o pecado de mim e de você. A consequência do pecado do mundo vem do pecado de cada pessoa. A fome é consequência do ganancioso que aumenta o preço do produto, do guloso que come de mais, do estragado que joga comida fora… Não falta alimento no mundo. Ele é mal distribuído em virtude do pecado.


O que vale a pena saber agora, é que se eu e você não deixarmos o Cordeiro de Deus tirar o pecado de nós, o mundo nunca irá melhorar. Nosso pecado afeta o meio onde vivemos. Acredite nisso. Por menor que possa ser o meu pecado, de algum jeito ele afeta o meu redor. Até porque o pecado mexe com nosso comportamento. Não podemos nos enganar fingindo que nosso pecado é pequeno e pode passar desapercebido. Não adianta pensar que o pecado dos outros é pior do que os meus. Pecado é pecado e se não combatemos os pecados, eles acabam conosco.


Por isso devemos lutar contra nosso pecado. Devemos combater nossas tendências ao pecado dizendo não a todas essas vontades que nos induzem ao erro.


Uma das dicas que a nossa Igreja nos dá é pedirmos que o Cordeiro de Deus venha e haja em nós. Nas nossas orações, precisamos pedir que o Senhor venha e arranque de nós o nosso pecado várias vezes ao dia. Não apenas os pecados de sexualidade, mas sobretudo os pecados que insistem em habitar em nós: soberba, orgulho, vaidade, gula, preguiça… Os pecados mais escondidos são os mais difíceis de serem eliminados.


Amanhã vamos conversar sobre concupiscência, que são as tendências que temos a determinados pecados. Mas hoje, quando for rezar, procure verificar quais os pecados insistem em habitar dentro de você peça: Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo tira este pecado de dentro de mim! Comece hoje a trabalhar isso dentro de você: É vencendo pecado por pecado, que o Cordeiro de Deus vai tirar o pecado mundo.


Dominus Vobiscum



Siga-nos e fique por dentro das novidades:

  





AVISO:: Estamos assumindo aqui no blog Dominus Vobiscum uma campanha de oração pela Jornada Mundial da Juventude. A proposta é que todo católico reze um terço por dia de hoje até o evento que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro. Você topa o desafio?





Nenhum comentário:

Arquivo