Umbanda, Kimbanda e Macumba

A palavra "Umbanda", na linguagem dos negros bantu, é derivada de "Kimbanda" e significa: a ciência ou a arte de cura por meio de medicina natural (remédios) ou medicina supernatural (encantos); adivinhação do desconhecido pela consulta aos espíritos dos mortos, aos gênios e aos demônios; indução desses espíritos a agir sobre os homens, para o bem-estar ou para a desgraça da humanidade.
Os objetos que, como dizem, fazem a ligação entre os espíritos e o mundo físico; são chamados "encantos".
Atualmente, Umbanda designa uma modalidade de espiritismo Kardecista fundido com elementos da religiosidade africana, trazida para o Brasil pelos escravos.
Embora aceite integralmente a Revelação Kardecista, a Umbanda pretende aperfeiçoá-la e ultrapassá-la. Para os umbandistas, se Kardec é grande, a Umbanda é maior. Dizem eles que Moisés trouxe a primeira Revelação de Deus aos homens; Cristo proclamou a segunda Revelação; Kardec; o espiritismo, difundindo a Terceira Revolução; e a Umbanda é a ultima e perfeita manifestação da divindade. Assim como Cristo superou Moisés e Kardec superou a Cristo, a Umbanda julga vencer Kardec, Cristo e Moisés.
Para Kardec, todos os espíritos do além são almas humanas "desencarnadas"; não existem anjos e demônios no sentido cristão desse vocábulos. Ao contrário, a Umbanda admite três tipos diferentes de espíritos no além: a) os "Orixás", que são semideuses; b) os "Exus", espíritos perversos, também ditos "elementais"; c) os "Eguns", que seriam os desencarnados.
Costuma-se distinguir entre Umbanda e Quimbanda. A palavra "Kimbanda" é que deu origem ao vocábulo "Umbanda". A Quimbanda é anterior à Umbanda; representa a religião primitiva africana em sia forma mais pura, ao passo que a Umbanda é uma modalidade mais recente e enxertada pelo kardecismo. Os umbandistas entendem por Quimbanda a corrente voltada para a magia negra ou para fazer mal aos homens. A Umbanda justifica a sua existência como sendo o combate à suposta ação maléfica exercida pela Quimbanda através dos seu Exus.
O nome "Macumba", que designava a primitiva religião africana trazida para o Brasil, tende a desaparecer.
A Umbanda, procurando fazer o bem, é dita "magia branca".

Magia - A palavra "magia"designa as artes tidas como infalíveis para se obter efeitos maravilhosos. O mago diz conhecer os segredos do além e saber como captar a benevolência dos espíritos superiores, a fim de que sirvam aos interesses dos homens; para tanto, é preciso oferecer-lhes dádivas ou "obrigações": comidas, bebidas, charutos, cachaça, animais, apetrechos apropriados, etc, que são chamados "despachos".
É necessário também empregar os sinais cabalísticos ou "ponto riscados", versos evocativos ou "ponto cantados"; dessa forma, podem ser desfeitos "trabalhos" ou maléficos que ameacem alguém.
A Umbanda admite uma longa hierarquia de seres Superiores, que mandam na existência dos homens. São eles: "Obatalá" (o Deus Supremo), "Oxalá" (Jesus Cristo) e "Ifá" ( o Espirito Santo), no Médio Astral estão os "Orixás"; abaixo, estão a ordem dos "Pretos-Velhos", a dos "Caboclos", as "Crianças" e o elemento ligado a Corte Suprema ou Divina, da qual não participam os Orixás. São bons; jamais cometem o mal.
Os Orixás (que correspondem ao santos do catolicismo), constituem o segundo escalão ou a Segunda Corte Celestial, participam da bem-aventurança divina, mas não condi-videm a natureza divina. No terceiro plano temos, além dos desencarnados ("Eguns"), os Exus ou espíritos maus, dos quais a Umbanda conhece grande variedades.

Umbanda, Kimbanda e Macumba
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