Estão chegando? Governos da Arábia Saudita e Irã investem pesado para divulgar o ISLAMISMO na América Latina

Um canal estatal de televisão do Irãchamado Hispan TV iniciou em dezembro de 2011 as suas transmissõesem língua espanhola para o continente americano e Europa. A sede daemissora fica em Teerã e seu objetivo é popularizar o Islamismo entre osfalantes da língua espanhola.

“A redede TV iraniana abre uma janela para o país persa, berço de uma dascivilizações mais antigas do planeta”, diz a nota oficial do governo. Aprogramação inclui noticiários, filmes, séries, documentários, reportagens,entrevistas e programas de análise política, social e econômica. Sempre, claro, mostrando a perspectivaislâmica.
O canalanunciou a exibição em breve de documentários sobre o programa nucleariraniano, o uso de latinos nas forças militares no Afeganistão, a resistêncialibanesa, a situação dos curdos na Turquia. Muitos deles têm uma forteorientação anti-americana. “Outroscanais de língua espanhola não são independentes e apenas servem aos interessesdos Estados Unidos e de seus aliados”, enfatizou Mohammed Sarafraz, diretor doserviço de radiodifusão iraniano.
O primeiro programa transmitido pelo novocanal foi um filme retratando a vida de Maria e o nascimento de Jesus a partirdo ponto de vista islâmico.

“Nossoobjetivo é reforçar o conhecimento, elevar a compreensão mútua entre asdiferentes culturas e convidar os povos de diversas nações, raças e religiõesque se conheçam uns aos outros, sem preconceito”, explica o documento lidodurante a inauguração.
O novo canaldará muita importância aos telejornais, cobrindo eventos no Irã, Oriente Médio,Espanha e América Latina, segundo seus dirigentes. Eles afirmam que jácontam com uma rede de correspondentes por todo o mundo.
StephenJohnson, que dirige o Centro das Américas de Estudos Estratégicos eInternacionais, compara os esforços do Irã em usar a mídia para melhorar suaimagem no exterior com o que o governo norte-americano fez com programas derádio durante décadas.
O Irã temfeitos investimentos crescentes na América Latina, mas nem sempre com sucesso. A exigência de que as funcionárias usem ohijab [lenço] em um hospital financiado pelo Irã na Bolívia, atraiucríticas das autoridades locais. O Ministro das Relações Exteriores doUruguai condenou as recentes declarações do embaixador iraniano que afirmou queos números dos judeus mortos no Holocausto (na casa dos milhões) eram falsas.
No anopassado, o Irã recebeu a classificação mais baixa fora numa pesquisa de opiniãopública do Latinobarómetro. Foram entrevistas de mais de 20.000 pessoas,residentes em 18 países latinos (não incluindo Cuba). Apenas 25% dosentrevistados disseram ver o Irã como “bom” ou “muito bom”, enquanto 72%disseram que viam os Estados Unidos de forma positiva.
Mas a ArábiaSaudita também decidiu usar a TV. No primeiro dia de 2012 começou a transmissãodo canal Córdoba Televisión, administrada por uma fundação saudita extremista,sediada em Madri.
Agora, portanto, existem dois canais de TVvia satélite em espanhol com programação 24 horas por dia divulgando oIslamismo para a Espanha, a América Latina e os latinos dos Estados Unidos.
Ostransmissores do Córdoba Televisión estão instalados em dois galpões de umbairro de Madri, numa propriedade que pertence à “Fundação para a divulgação doIslã”, presidida pelo xeque Abdulaziz al Fawzan e conta com o respaldo e ofinanciamento da família real saudita.
A programaçãodeste canal consistirá em documentais, reportagens e conversas relacionadas atemas religiosos. A maioria de seus jornalistas são espanhóisconvertidos ao islamismo. Deste modo, o canal divulgará uma visãowahabista (islã ultra-conservador de origem saudita), uma ideologia que declara seu “ódiopositivo” aos cristãos e justificar a marginalização da mulher nos paísesárabes.
O professorde teologia islâmica da Universidade Imã Mohamed Ibn Saud, é o mentor daCórdoba TV é membro do Comitê de Supervisão da Sharia (lei islâmica) da ArábiaSaudita.
Via CNN eProtestante Digital



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