O PERIGO DO NEO-ATEÍSMO

O grande perigo à fé cristã e a qualquer experiência religiosa neste mundo contemporâneo não é, como alguns pensam, a proliferação de seitas e denominações cristãs nos mais diferentes rincões desse Brasil, nem mesmo o crescimento de outras grandes religiões como: Islamismo, Judaísmo, Budismo etc, como atestam os mais radicais, contrários ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso. Trata-se de um outro problema ainda mais grave que tem atingido principalmente os nossos jovens. É o que chamamos de NEO-ATEÍSMO(...)

Em algumas incursões aos grupos de debate de uma das maiores redes sociais da atualidade, o facebook, percebi que não são poucos os que se dizem descrentes de qualquer ideia relacionada a Deus e ao transcendente, aversos e indiferentes aos princípios da fé. Citando ateus famosos como Jean Paul Sartre, Carl Sagan, Friedrick Nietzsche dentre outros, para fundamentar as suas ideias, esse grupo vai ganhando força principalmente entre cristãos despreparados e insipientes em sua formação doutrinal. Discutem não só aspectos doutrinais das diferentes religiões, mas também se posicionam sagazmente sobre questões relacionadas à bioética e à moral cristã. Defendem, por exemplo, com afinco e persistência a legalização do aborto, a união homossexual, a eutanásia dentre outros.

Qual deve ser a nossa postura diante deste fato? Como devemos proceder num embate como esse? O primeiro passo é assumir uma atitude de diálogo e respeito. Nada de intolerância, preconceito ou imposições! Hoje mais do que nunca, não há mais lugar para absolutismos e dogmatismos exagerados como ocorrera em outras épocas. Num segundo momento, faz-se necessário, por parte dos que acreditam nos valores da fé, um preparo mais substancial e aprofundado sobre esses temas controversos. O nosso poder argumentativo e o nosso testemunho de vida estão conseguindo responder aos inúmeros questionamentos e desafios que nos são propostos? Somos conhecedores dos documentos, encíclicas e estudos da Igreja no que se refere a doutrina cristã e aos assutos relacionados a bioética? Temos algum conhecimento sobre o pensamento e o arcabouço ideológico de nossos teóricos e pensadores? E a pergunta mais importante: REALMENTE ACREDITAMOS NAQUILO QUE PROFESSAMOS?

Urge uma participação maior dos cristãos nas redes sociais, como anunciadores da esperança, do amor e da mensagem libertadora de Jesus Cristo, o profeta de Nazaré. A covardia e o silêncio dos bons e dos que lutam em defesa da vida, contribui para a proliferação desta cultura de morte que banaliza Deus e a dignidade do ser humano, obra prima da criação. Envergonho-me em saber que muitas vezes somos como ovelhas acoadas e medrosas, nos momentos decisivos de nossa caminhada. Não deixar-se enganar, nos dias que correm, exige cada vez mais recursos de erudição e preparo intelectual. Curvar-se à autoridade universal do "engodo" e não conseguir enxergar o "ÓBVIO" é inaceitável para os que professam a fé no único e verdadeiro Deus.

Por César Augusto Rocha - Coordenador do Conselho Diocesano de Leigos/as

O PERIGO DO NEO-ATEÍSMO
Gostou? Clique no link acima e conheça o blog que publicou essa postagem!

Nenhum comentário:

Arquivo