João César das Neves escreveu na segunda-feira passada, no DN, sobre o "cavaleiro do Apocalipse" Christopher Hitchens, que morreu no dia 15 de dezembro passado.
O ateísmo é a doutrina religiosa com o dogma de que Deus nãoexiste. Embora se considere científica é uma crença como as demais, poisrelativamente à divindade o ser humano nada conhece. A única coisa que podemosé formular convicções. Eu acredito que Deus existe, Hitchens tinha a certezaque não, mas ninguém realmente sabe. Um dia veremos, mas então será demasiadotarde.
…
(…) Existe aqui uma assimetria curiosa. Se eu escrever algocontra uma fé alheia ou atacar o ateísmo, sou intolerante e fanático. Mas umateu que critique abertamente a religião e até faça disso carreiraprofissional, manifesta liberdade de expressão. Durante muito tempo atacar aIgreja era, não perseguição e chauvinismo, mas suprema prova de democracia ehumanismo. Os mais ferozes anticlericais chamavam a si mesmos "livre pensadores".
O "novo ateísmo" caracteriza-se precisamente poresta dureza contra a religião, o que é compreensível por várias razões.Primeiro por ser comum em crenças pequenas e inseguras. Depois porque este novoateísmo tem de viver na evidência do fiasco do antigo. Até há cem anos todos ospensadores cépticos acreditavam piamente na morte próxima da religião e numfuturo ateu, crença que falhou redondamente.
Acima de tudo, o ateísmo é a certeza de que a vida não temsentido e a morte é o nada. Por isso era tão importante observar o fim deChristopher Hitchens. Este autor, a quem os conhecidos descrevem com umapersonalidade encantadora, sabe agora se a sua aposta é certa ou errada. Comopessoa religiosa, rezo sinceramente pela alma que ele achava não ter. Faço-oconfiante no sentido de humor do Senhor do universo, que deve esmerar-se emreceber com especial delicadeza aqueles que pessoalmente O negam.
Ler tudo aqui.
Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!
João César das Neves sobre Christopher Hitchens
Curta a página do Guia de Blogs Católicos no Facebook clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário