Esoterismo e pluralismo religioso...

Esoterismo e pluralismo religioso...
Terra Boa - Reflexões de Pe. Ramon  /  Pe. J. Ramón F. de la Cigoña sj

Estou cheio de eternidades...
O homem é um ser limitado e busca freneticamente a salvação por toda parte. Essa procura é universal e milenária, pois em todos os lugares e épocas o ser humano se percebe como incompleto e insatisfeito. As pessoas sentem-se ameaçadas não só pelos fenômenos da natureza, mas por tudo aquilo que conseguimos fazer com as nossas mãos e inteligência. A sociedade tecnológica que temos, com o seu poderio industrial e bélico, é perigosa e por vezes terrificante.

Você sabe que muitas máquinas e alguns animais são mais valorizados e melhor cuidados do que muitas pessoas. Incrível! Esta experiência deixa-nos perplexos e por vezes até desamparados.  Daí a corrida para o mundo da fantasia e da magia, prometendo segurança aos nossos medos e incertezas.

Diante da complexidade da vida e do mistério humano buscamos respostas que tranquilizem o nosso coração. Os elementos esotéricos ("soter" = salvação) carregando uma falsa salvação se encontram por toda parte. Diante de situações de extrema vulnerabilidade sentimo-nos atraídos por soluções prontas e fáceis, para suprir nossas inumeráveis carências e necessidades. 

Há um imenso e surtido supermercado do religioso, oferecido por grupos organizados empresarialmente. As "empresas religiosas" atraem mais clientes do que fiéis, oferecendo conforto e segurança a baixo custo e em curto prazo. Este consumo do "religioso" é de tal modo frequente que, as pessoas se acostumaram a circular por templos e igrejas, centros e tendas sem problemas de consciência.

A diversidade de cultos e a avalanche de propostas religiosas oferecidas (cura divina, felicidade, tarô, numerologia, cabala, búzios, I Ching...) é tanta que a mesma CNBB dedicou um documento ao assunto do pluralismo religioso no Brasil.

As crenças religiosas não podem ser utilizadas para nos agredirmos, mas para construirmos juntos a fraternidade e a PAZ.

 

Uma pergunta: O que você acha do pluralismo religioso?



Original Article: http://padreramonsj.blogspot.com/2015/03/esoterismo-e-pluralismo-religioso.html



Nenhum comentário:

Arquivo