Fotos da 5ª Marcha Nacional pela Vida

 marchapelavida1
marchapelavida2
marchapelavida3
marchapelavida4
marchapelavida5
marchapelavida6
marchapelavida7
marchapelavida8
marchapelavida9
marchapelavida10
marchapelavida11
marchapelavida12
marchapelavida13
marchapelavida14
marchapelavida15
marchapelavida16

A luta pela aprovação do Estatuto do Nascituro mobilizou 3,5 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, informou o portal G1 que noticiou a 5ª Marcha Nacional pela Vida como uma dentre três manifestações que ocorreram na tarde de ontem (26), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A mobilização pró-vida foi organizada pelo movimento Brasil sem Aborto, cuja presidente é Dra. Lenise Garcia, bióloga e professora da Universidade de Brasília (UNB). O evento contou com a cobertura da Agência Brasil que disponibiliza as fotos acima em seu site, todas são um registro de Valter Campanato/ABr.
Repercutiu as informações da Agência Brasil o portal Terra. O site de Veja, Estadão, IG, Istoé e Época não registraram a marcha. A Folha de S. Paulo, no Painel do Leitor, destacou que “Campanha contra aborto mobiliza internautas no Twitter“, em referência a uma ação pela internet organizada pelos promotores da marcha.
Um vídeo sobre a Marcha – mas sem imagens da manifestação – foi ao ar no Repórter Brasil, uma produção jornalística da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV pública, e está disponível para download. A rádio CBN reportou o movimento para os ouvintes dela.
O Movimento Brasil sem Aborto, organizador da manifestação, recebeu homenagens na Câmara Federal, de acordo com o jornal Diário do Nordeste, veículo que sempre registra as ações do movimento.
No meio católico, houve cobertura do portal Canção Nova. E o blog do arcebispo de Maringá (PR), Dom Anuar Battisti, também divulgou informe sobre a marcha.
Vale dizer que o noticiário do dia 26 foi tomado pela pauta do julgamento do Mensalão, que está previsto para começar no dia 2 de agosto – para noooooosa alegria!
***
Minhas impressões: após 5 anos de esforços das lideranças pró-vida, graças a Deus, o assunto “aborto” é pauta trabalhada em vários movimentos da Igreja. O assunto sempre esteve por aí… Mas não se pode dizer que contava com a adesão prática das pessoas, com a consciência de que não era uma questão para ficar em segundo plano, sempre depois das quermesses, dos problemas pastorais e outros assuntos do dia a dia das paróquias e movimentos. Hoje vemos mais bispos se manifestando sobre, ainda que com alguma timidez, mas já se fala. Sobre a ação no twitter, só posso dizer que foi surpreendente. Acompanhei muito pouco as redes sociais- infelizmente estou sem tempo hábil para me dedicar ao monitoramento que costumava tanto fazer -, mas pude ver muitíssimas pessoas que antes sequer se envolviam mobilizarem várias outras para tuitar a hashtag #brasilsemaborto.
Mas e aí? E aí eu penso que se pode avançar muito mais com uma estratégia mais ousada e com a consciência de que os meios de comunicação precisam rotineiramente serem provocados a dar espaço para o assunto. Noto que, incrivelmente, o interesse em cobrir a marcha vem do próprio veículo de comunicação, no caso dos jornais. A estratégia de abordar o Estatuto do Nascituro é ótima, mas precisa de foco. Caso contrário o que se vê é mais uma manifestação contra o aborto e isso vai, infelizmente, evitando que os cidadãos pensem em ações concretas e se limitem a expressas desacordo com a legalização do aborto.
Acredito também que meios de comunicação não são a única alternativa para ação. É muito bom ver a ações pró-vida divulgadas nos jornais! É claro que é. Mas ainda mais importante é o trabalho com a comunidade, com as escolas, as associações, igrejas, com as empresas, com os produtores culturais. Enfim, é sempre um árduo trabalho de relacionamentos. Mas é vantajoso para os pró-vida! É que as pessoas reais, aquelas que não defendem uma ideia só porque tem alguém pagando, são naturalmente contra o aborto ainda que fiquem tensas com a questão “mesmo em caso de estupro?” As pessoas estão aí só esperando alguém que as acalente e mostre a elas que, sim, elas podem se expressar em defesa da vida.
Vejo também que é preciso um trabalho de inteligência com os jovens, um trabalho de formação mesmo – para além do óbvio sobre o que é o aborto. É maravilhoso ver sempre mais jovens em ações pró-vida, mas é comum que eles sejam tão somente bem intencionados. E a juventude, eu acredito, é para ações de conquista, para enfrentamento e tudo o que mais houver de dinâmico.
Enfim. Entre a minha cadeira e a tela do meu computador realmente cabem muitas análises, risos. No mais é mesmo com a Igreja que temos sempre que lidar… E isso é sempre o mais trabalhoso. =)
Parabéns a todos que participaram da Marcha!
Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!
Fotos da 5ª Marcha Nacional pela Vida

Nenhum comentário:

Arquivo