MARIA SANTÍSSIMA


Primeira Parte


Na Bíblia existem poucas passsagens que falam de Nossa Senhora, mas foi o suficiente para entendermos o papel de Maria no plano de salvação de Deus e que a tornou conhecida e amada “de geração em geração…”(Lc 1, 50 )

A própria Palavra de Deus vem atestar isso: pois o que foi escrito nos Evangelhos, foi “para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. ” ( Jo 20, 31 )


Desde toda a eternidade, o Pai das Misericórdias já vem preparando a missão de Maria como cooperadora no seu plano de salvação.

No Antigo Testamento, algumas santas e corajosas mulheres tiveram também uma participação importante na vida do povo de Deus: Judite, Ester, Rute, Débora, Ana.

Mas é Maria a escolhida do Pai para ser a mãe do seu Filho Jesus Cristo, o Redentor da humanidade.

O Papa Bento XVI disse: ” Maria, a nova Eva, foi escolhida entre todas as mulheres ( Lc 1, 42 ) para criar o caminho para a santidade e a vitória sobre o pecado.

Maria contribuiu para que tivéssemos vida, para contrapor à Eva que contribuiu para que a morte entrasse no mundo.


Eis algumas passagens da Bíblia que falam de Maria Santíssima:


No Antigo Testamento


Deus Pai anuncia que o seu Filho Redentor, nascerá da Virgem : ” Para isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará ” Deus Conosco”. ( Is 7, 14 )


No Livro dos Cântico dos Cânticos capítulo 6, 10, já ” proclamaram – na bem-aventurada…”, como é confirmado em Lucas 1, 48 no Magnificat.


E no mesmo livro, Deus também nos instrui sobre a beleza e o poder de Nossa Senhora no céu e em suas aparições aqui na terra:

” Quem é esta que surge como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha?” ( Ct 6, 10 )

Nos lugares em que Nossa Senhora apareceu ( Fátima, Lourdes, Guadalupe…), foi muitas vezes descrita assim pelos videntes.

Os Santuários de Nossa Senhora são visitados por milhares de pessoas todo ano, e se tornaram centro de cura da alma, do corpo e da mente, portanto caminho fácil para chegarmos ao seu amado Filho Jesus.

O Papa Bento XVI diz que Nossa Senhora vem “para suscitar em nossos corações a consolação e uma alegria íntima mesmo na dor e no sofrimento”.


No Novo Testamento


O Evangelho de S. Lucas 1, 30-31 fala da Anunciação do anjo Gabriel a Maria Santíssima: ” Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás a luz um filho, e lhe porás o nome de jesus…”

Maria era desposada com José, homem de bem. Mas Maria sabia da sua condição de virgem.


Maria perguntou ao anjo: ” Como se fará isso, pois não conheço homem?” ( Lc 1, 34 ).


E o anjo responde à pergunta de Nossa Senhora: ” O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente que nascer de ti será chamado Filho de Deus.” ( Lc 1, 35 )


O Espírito Santo com sua sombra é que tem a missão de gerar Jesus no ventre de Nossa Senhora.

É a Santíssima Trindade presente no ato redentor da humanidade: O Pai envia, O Espírito santo gera e Jesus age.

Jesus recebe a natureza humana de Nossa Senhora e já tem a natureza divina, porque é Deus. Portanto tem as duas naturezas: a divina e a humana.

São João Crisóstomo ora: ” Ó Filho Único e Verbo de Deus, sendo mortal vos dignastes pela nossa salvação encarnar-vos da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria; vós que sem mudança vos tornastes homem e fostes crucificado, ó Cristo Deus, que pela vossa morte esmagastes a morte, sois Um da Santíssima Trindade, glorificado com o Pai e o Espírito Santo, salvai-nos”.


Mas para que tudo isso acontecesse foi preciso que Maria respondesse ao Pai com “o Sim”, que iria mudar o destino de toda a humanidade. E ela o faz sem reservas: ” Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. “( Lc 1, 38 )


Já grávida Maria visita Isabel, sua prima.

Cheia do Espírito Santo, Isabel proclama: ” Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vens esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?” ( Lc 1, 42-43 )

E Isabel a chama de bem-aventurada, porque creu em Deus. E trouxe alegria para a sua casa. ( Lc 1, 44 )

Quantas vezes somos visitados por Maria, que traz seu Filho que nos alegra com sua presença, principalmente nos momentos mais difíceis de nossas vidas.


E com o coração também exultante de alegria, Nossa Senhora canta o Magnificat em agradecimento a Deus, por todas as maravilhas que Ele realizou em seu favor e em favor de todos nós. ” Minha alma glorifica ao Senhor… “( Lc 1, 46-55 )


Ó Nossa Senhora, num mundo como o de hoje onde a depressão e a tristeza são tão frequentes, vem em nosso auxílio, trazendo a alegria e a paz que necessitamos.


Nossa Senhora das Alegrias, rogai por nós!


Jane Amábile – Comunidade Divino Esp. Santo


Like this:

Be the first to like this post.


Gostou? Clique no link abixo e conheça o blog que publicou essa postagem!

Nenhum comentário:

Arquivo