O perigo da livre interpretação bíblica.

O perigo da livre interpretação bíblica.:
Mas quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem! Ditosos os vossos ouvidos porque ouvem.”
(Mt 13,16)

Caríssimos irmãos, que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco.

Gostaria de falar-lhes do perigo das chamadas livres interpretações da Bíblia. Recentemente tive contato com algumas pessoas se vangloriando de seu conhecimento bíblico e compartilhando seus achismos sobre as sagradas escrituras.

Nestes tempos onde falsas doutrinas, até intituladas cristãs, se disseminam como alternativas à real mensagem de Cristo, precisamos estar atentos para que nós mesmos, inocentemente não contribuamos com a propagação de mensagens deturpadas sobre a alcunha de interpretação bíblica.

Como exemplo da necessidade de zelo desta questão gostaria de citar-lhes o profeta Isaías quando ele diz:

“Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com os vossos olhos e não vereis, porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare.”

(Is 6,9s)

Aqui claramente se vê a incapacidade do homem, com o coração endurecido pelo seus pecados, de compreender por si só a revelação divina. Não me entendam como acusador, no entanto, trata-se de uma realidade. Os pecados, próprios que são de nossa natureza, endurecem nosso coração, mormente o orgulho, a vaidade e o egoismo, impedindo que possamos analisar as escrituras com olhos desprovidos da influência destes males.

A dureza de nosso coração cerra nossos sentidos para a verdadeira Boa Nova, de modo que ainda assim insistindo em uma livre interpretação, ela carregará muito mais daquilo que carregamos no peito (egoísmo, vaidade, orgulho…) do que da verdadeira mensagem bíblica.

Jesus mesmos se refere a isto nas parábolas do reino:

Eis porque lhes falo em parábolas, para que, vendo não vejam, e ouvindo, não ouçam nem compreendam.” (Mt 13,13)


Por tudo isto irmãos, afirmo: as escrituras sagradas não permitem, em nenhum momento a interpretação pessoal, não só devido a dureza de nossos corações, mas principalmente para que ela atue exatamente como aquilo que de fato é; a Palavra de Deus e não a nossa.

O apóstolo Pedro, o primeiro Papa da Igreja, em sua segunda epístola já deixava isso bastante claro:

Antes de tudo sabei que nenhuma profecia da Escritura (por extensão toda a Bíblia) é de interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus.”

No entanto esta realidade não deve ser um desalento para aqueles que se guiam pela leitura bíblica, tão benéfica e salutar, muito menos uma desmotivação para isto.

Pelo contrário, devemos ter a consciência que a misericórdia do Pai e a ação reveladora do Espírito em tudo age e provê condições para nosso fortalecimento espiritual pela Palavra.

Vejam o que diz São Paulo na epístola ao Efésios:

Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolados na caridade, a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, isto é, conhecer a caridade de Cristo…”

(Ef 3, 17-19a)

A palavra caridade foi assim utilizada na vulgata para traduzir a palavra grega αγάπη o famoso AGAPE, como sinônimo de amor-fraterno, logo podemos dizer que São Paulo se refere ao amor de Cristo por nós quando diz “conhecer a caridade de Cristo”. Por isto pergunto-vos; onde, senão na Bíblia está mais claro o amor de Cristo por nós?

Por isto, neste trecho São Paulo está nos chamando a compreender a total dimensão do amor de Cristo, também pela Bíblia, a partir do momento que pela fé Cristo habite nossos corações e o Espirito Santo nos robusteça em favor do crescimento espiritual como homens e mulheres regenerados pela graça. (Cf. Ef 3,16)

Irmãos é por tudo isto que devemos nos esforçar para reconhecermos nossa ignorância diante da majestosa sabedoria divina, revelada ao longo da história da salvação aos autores bíblicos.

Não menos importante é suplicarmos, a graça de termos um coração aberto às verdades divinas para que o Espirito Santo, autor da Bíblia, nos auxilie na compreensão de sua vontade (Cf. DV 12,3).

Portanto, irmão alegria. Sim nós podemos nos valer da Palavra de Deus como o guia de nossas vidas, mas nunca por nossa interpretação pessoal, mas sim suplicando que o Espirito nos revele a mensagem ali contida.

Assim poderemos realmente guiar nossa vida pelas verdades que lá estão, em busca da santidade, e assim sermos testemunhos deste propósito para os irmãos, tanto com nossas vidas como com nossas palavras.

UM MOMENTO DE ORAÇÃO

Pai, enviais sobre o nós o seu Espírito Santo para que ele transforme nosso coração de pedra em um coração de carne, e assim, o Senhor Jesus, pela nossa fé, lá possa fazer morada. Que o mesmo Espírito no revele sua Palavra e nos fidelize na leitura orante deste Pão.

Amém.

Irmãos e irmãs em Cristo, Paz e Bem!





Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!

Nenhum comentário:

Arquivo