Carta de um Pai para a sua Filha
Senza / João Silveira
Minha querida filha,
Enquanto escrevo isto, estou sentado no corredor de um supermercado onde estão os artigos de cosmética e maquilhagem. Um amigo meu escreveu-me recentemente de um local também com esses artigos e disse-me que se sentia num dos lugares mais opressivos do mundo. Eu quis descobrir o que ele queria dizer com isso, e, agora que estou sentado aqui, começo a concordar com ele. As palavras têm poder, e as palavras neste corredor tem um poder especial. Palavras e frases como:
Formidável e acessível,
Infalível,
Acabamento impecável,
Força brilhante,
Energia fluida,
Vá nua,
Desafie a idade,
Volte no tempo num instante,
Escolha o seu sonho,
Quase nua,
Beleza natural.
Quando se tem uma filha, começa-se a perceber que ela é tão forte como qualquer outra pessoa da casa - uma força a ser reconhecida, uma alma ardente com a mesma vida, os mesmos dons e as mesmas paixões de qualquer homem. Mas, sentado neste corredor da loja, também começo perceber que a maioria das pessoas não a vai ver dessa forma. Eles vão vê-la como um rosto bonito e um corpo para desfrutar. E vão dizer que ela precisa de ter uma certa aparência para ter algum valor ou influência.
Mas as palavras têm poder e talvez, apenas talvez, as palavras de um pai possam começar a competir com as palavras do mundo. Talvez as palavras de um pai possam passar à sua filha este desafio de vergonha institucionalizada e de um sentido profundo, inabalável de sua própria dignidade e beleza.
As palavras de um pai não são palavras diferentes, mas são palavras com um significado radicalmente diferente:
Força brilhante: Que a tua força não esteja nas tuas unhas mas no teu coração. Que consigas discernir no teu interior quem és, e que assim possas viver no mundo com temor mas com firmeza.
Escolhe o teu sonho: Mas não de uma prateleira de uma loja. Encontra dentro de ti um lugar sossegado. Um sonho real foi "plantado" lá. Descobre o que queres fazer no mundo. E quando tiveres escolhido, espero que persigas fielmente, com integridade e esperança esse sonho.
Vai nua: O mundo quer que tires a roupa. Por favor não tires. Em vez disso, "tira as luvas". "Não poupes os murros", não cries máscaras. Diz o que te vai no coração. Sê vulnerável. Arrisca. Ama um mundo que mal sabe o que é amar. Isso sim podes fazer "nua". Abertamente. Com abandono.
Infalível: Espero que estejas constantemente, infalivelmente ciente de que a infalibilidade não existe. É uma ilusão criada por pessoas interessadas no teu dinheiro. Se tentares procurar a perfeição, que seja uma graça infalível - para ti e para todos ao teu redor.
Desafia a idade:A tua pele vai ganhar rugas e a tua juventude vai desaparecer, mas a tua alma não tem idade. Ela vai sempre saber como agir e ser testemunha nesta vida que nos foi dada. Espero que saibas sempre resistir ao envelhecimento do teu espírito.
Acabamento impecável: Como será o final da tua vida não tem nada a ver com a aparência do teu rosto mas sim com modo como vais ver a tua vida no último dia. Que os teus anos sejam uma preparação para esse dia. Espero que envelheças com a graça, que cresças em sabedoria, e que o teu amor possa tornar-se grande o suficiente para abraçar todas as pessoas. Que a tua despedida seja um abraço pacificador do fim e do desconhecido que se segue, e que possa dessa forma ser um presente para todos que te amam.
Minha pequenina, sei que gostas de tudo cor-de-rosa e com folhos e irei certamente perceber se um dia a maquilhagem for importante para ti. Mas rezo para que três palavras permaneçam mais importantes ainda; as três últimas palavras que dizes todas as noites, quando eu te pergunto: "Onde és mais bonita?" Três palavras tão brilhantes que nenhuma camuflagem pode cobri-las.
Onde és mais bonita? "Dentro de mim"
Do meu coração para o teu,
Pai
Kenny Flanagan
Original Article: http://senzapagare.blogspot.com/2015/06/carta-de-um-pai-para-sua-filha.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário