"Experimentar a misericórdia divina."

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Partindo, como sempre, da afirmação de que as bem-aventuranças são o auto-retrato de Cristo, também desta vez propomos imediatamente a pergunta: como Jesus viveu a misericórdia? O que a sua vida nos diz sobre esta bem-aventurança? Na Escritura sagrada, a palavra misericórdia se apresenta com dois significados fundamentais: o primeiro indica a atitude da parte mais forte (na aliança, Deus mesmo) para com a parte mais fraca e se expressa habitualmente no perdão das infidelidades e das culpas; o segundo indica a atitude para com a necessidade do outro e se expressa nas chamadas obras de misericórdia.(Neste segundo sentido, o termo se repete com frequência no livro de Tobias). Existe, por assim dizer, uma misericórdia do coração e uma misericórdia das mãos.
Na vida de Jesus resplandecem as duas formas. Ele reflete a misericórdia de Deus para com os pecadores, mas se comove também ante todos os sofrimentos e necessidades humanas, intervém para dar de comer a multidão, curar os enfermos, libertar os oprimidos. Deles o evangelista diz: "Tomou sobre si nossas fraquezas e carregou nossas enfermidades" (Mt 8,17). 

Em nossa bem-aventurança, o sentido que prevalece é certamente o primeiro, o perdão e da remissão dos pecados. Nós o deduzimos pela correspondencia entre a bem-aventurança e sua recompensa: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia", entende-se que é ante Deus, que perdoará seus pecados. A frase: "Sede misericordiosos como vosso Pai é misericórdioso", se explica imediatamente com "perdoai e sereis perdoados"(Lc 6,36-37).

É conhecida a acolhida que Jesus reserva aos pecadores no Evangelho e a oposição que isso lhe causou por parte dos defensores da lei, que o acusavam de ser "um comilão e beberrão, amigos de publicanos e pecadores" (Lc 7, 34). Uma das falas historicamente melhor testemunhadas de Jesus é: "Não vim para chamar os justos, mas os pecadores" (Mc 2,17). Sentindo-se por Ele acolhidos e não julgados, os pecadores o escutavam com agrado.

Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!
"Experimentar a misericórdia divina."

Nenhum comentário:

Arquivo