Conheça e divulgue as melhores postagens católicas na internet. (Este é o antigo Guia de Blogs Católicos)
Na realidade o que foi a Inquisição?
"Quero antemão, dizer que não tenho nada de antagonismo aos devotos do catolicismo ou de qualquer outra religião. Portanto, quero saber depois que você lê este artigo caro amigo, se você vai ter a honra ou eufemismo de dizer que é católico apostólico romano outra vez? Doravante, tentarei explicar de maneira sucinta o que fora a “santa inquisição”."
A santa inquisição, foi um tribunal eclesiástico criado com finalidade “oficial” de investigar e punir os crimes contra a fé católica. Mas para tal incumbência precisaria de um coadjuvante, ou seja, vários inquisidores, que eram cidadãos, doutores em Teologia, Direito Canônico e Civil, encarregados de investigar os hereges (que eram para o catolicismo pagãos, ou melhor, não devotos do catolicismo). Ademais, os inquisidores e informantes eram muito bem pagos. Outrossim, os inquisidores tinham de ter no mínimo 40 anos de idade e tinham toda a autoridade outorgada, quero dizer autorizada pela Vossa Santidade o PAPA. Todos que testemunhassem contra uma pessoa supostamente herege, recebiam uma parte de suas propriedades e riquezas, caso a vítima fosse condenada.
Então, faço a seguinte indagação: será que a riqueza do vaticano, não veio da santa inquisição e com as vendas das indulgências vendidas ao povo leigo para tirar, ou melhor, absolver as almas perdidas do purgatório?
Métodos executados pela inquisição na Idade Média. Uma descomunal carnificina e sadismo praticado outrora. Os inquisidores utilizavam-se de diversos recursos para extrair confissões, algumas são:
1. Queimados vivos na praça pública como forma de coagir e intimidar a população. As mulheres eram vitimas de estrupo e totalmente depiladas pelos torturadores que procuravam um suposto sinal de Satã, que podia ser uma verruga, uma macha na pele, mamilo excessivamente enrugados era a prova que era bruxa “amamentava” os demônios, etc.
2. Pêra, instrumento metálico em forma semelhante à fruta. Era introduzido na boca, ânus ou vagina da vitima e expandia-se gradativamente. Era usado pra punir, adúlteros, homossexualismo, incesto ou “relação sexual com Satã”.
3. Cadeira, uma cadeira coberta por pregos na qual a vítima era obrigada a sentar-se despida. Além de cintos de couro pressionava a vítima contra os pregos intensificando o sofrimento e também se colocava brasas na parte inferior para queimar a vítima.
4. Berço de Judas, peça metálica em forma de pirâmide sustentada por hastes. A vítima, sustentada por correntes, é colocada “sentada” sobre a ponta da pirâmide. O afrouxamento gradual ou brusco da corrente manejada pelo executor fazia com que o peso do corpo pressionasse e ferisse o ânus, a vagina, cóccix ou saco escrotal.
5. Esmaga cabeça, como um capacete, a parte superior desse mecanismo pressionava, através de uma rosca girada pelo executor. Quebrava o maxilar por ser menos resistente e esmagava literalmente o crânio deixando fluir a massa cerebral da vitima.
6. O serrote, usado principalmente para punir homossexuais, o serrote era uma das formas mais cruéis de execução. Partia literalmente ao meio o condenado, que presos pelos pés com as pernas entreabertas de cabeça para baixo. O cérebro ainda oxigenado pela posição invertida. A vitima perdia a consciência quando o serrote atingia a altura do umbigo.
7. Empalação consistia em inserir uma estaca no ânus, umbigo ou na vagina da vitima, a golpes de marreta. Neste método, a vítima podia ser posta “sentada” sobre a estaca ou com a cabeça para baixo de modo que a estaca penetrasse nas entranhas da vítima.
8. Gaiolas Suspensas, pouco maiores que a própria vítima. Nela o condenado, nu ou seminu, era confinado a gaiola suspensa em postes de vias públicas. A vítima morria de inanição ou frio em tempos de inverno. O cadáver ficava exposto até que se desintegrasse. Esses são alguns resumos dos métodos praticados pela santa igreja católica, atos inescrupulosos autorizados pelos Papas da Idade Média. Queres ver na íntegra acesse o site abaixo.
De acordo com Justine Glass afirma que cerca de 9 milhões de pessoas foram acusadas e mortas, entre os séculos que perdurou a perseguição. A inquisição fez vítimas na Europa em Cuba Nova Inglaterra (atual E.U.A), Itália, Espanha, França, Escócia, Alemanha, Brasil, etc.
Extraído de: AD TENEBRAS; MISTÉRIOS ANTIGOS, OCCULTA PORTAL MEDIEVAL AND MYTHOLOGICAL AREA.
ADAPTADO POR SPECTRUM. URL: http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/inquisicao.htm
Fonte:http://www.artigonal.com
Existem algumas escolas que são professores com esta mentalidade que ensinam os nossos filhos este tipo de pensamento, sem nenhuma formação religiosa.Principalmente no interior do nordeste está cheio de professores com essas mentalidade ou desinformação.
Que houve a inquisição é verdade, mas que ela deveria ser explicada por pessoas responsáveis e conhecedoras deste assunto tão delicado. Como vemos este artigo está expondo e condenando apenas a igreja católica e nega-se a falar ou não sabe que existia um certo domínio por parte do feudalismo da época e da política.
VEJAM COMO ESSE OUTRO SITE EXPLICA RESUMIDAMENTE UM POUCO DA INQUISIÇÃO:
Nos países denominados cristãos nem sempre as pessoas tinham um fé de acordo com as doutrinas da igreja. Essas crenças que eram diferentes da doutrina padrão da igreja eram chamadas de heresias.
Um exemplo foram os albigenses.
No século 12 no sul da França, os albigenses ou Cátaros, nome este originário da cidade de Albi, local com a maior concentração de seguidores. Tinham a sua própria classe clerical celibatária. Criam que Jesus falou em sentido figurado na sua última ceia , ao dizer:” isto é o meu corpo” ( Mateus capítulo 26, versículo 26), rejeitavam as doutrinas da trindade, do inferno de fogo e o purgatório. Lançaram dúvidas sobre os ensinos da igreja de Roma. O Papa Inocêncio III ordenou a perseguição deles.
A cruzada foi organizada contra os hereges e 20.000 homens, mulheres e crianças foram massacrados, em Bíziers, França. Em 1229, com a derrota dos albigenses, houve a paz.
A inquisição foi um tribunal instituído para suprimir a heresia. Na época ,as pessoas eram dominadas por um espírito de intolerância e elas eram superticiosas e com muita disposição de assassinar os ‘hereges’. A inquisição iniciou uma era de perseguição religiosa que resultou um abusos, denúncias falsa e anônimas, assassinatos, roubo, tortura e morte lenta de milhares de pessoas , que pelo menos pensavam crer diferente das doutrinas da igreja.
Mas esses tribunais da Inquisição não tinham só papel religioso, mas sim uma grande influência política e atuou em vários países europeus, entre eles foram: Itália, França,Alemanha,Portugal e Espanha. Neste último a influência foi forte, tanto no lado espiritual como na vida social.
Como a igreja devia favores ao estado, o seu papel era de também manter a ordem, por combater os movimentos revolucionários contra a classe social dominante, tornando-se uma arma de repressão sócio-política.
fONTE:http://www.juliobattisti.com.br
Na minha humilde opinião, eu acho que o site juliobattisti.com.br foi responsável ao expor este artigo.
De qualquer maneira deixe sua opinião, seu comentário e vamos orar para que as pessoas parem de perseguir a nossa Igreja, se houve erros, quem somos nós para julgar e sair por aí divulgando asneiras?
Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo
-
▼
2012
(1985)
-
▼
março
(469)
- Amor e Responsabilidade: a lei do dom – compreende...
- O que a Bíblia fala sobre rezar pelos mortos?
- Delírio de Dawkins
- PROCURAVAM A TODO CUSTO MATAR JESUS - Mc 14,1-15, ...
- HOMEM E MULHER: AS DIFERENÇAS QUE SE COMPLETAM
- Por que os introvertidos preferem a solidão?
- Uma faceta do Budismo que você não conhecia…
- ALERTA POR ASESINATOS RITUALES Y ATROCES TORTURAS ...
- EL MISTERIO DE "LA MADONNA SIXTINA" DE RAFAEL
- História das Religiões 2: O Protestantismo
- Criada a União dos Juristas Católicos de São Paulo
- O que ocasionou a fuga em massa dos fiéis?
- A Virgem Maria nos prepara para a ressurreição
- NOVAS DIRETRIZES DO VATICANO PARA A IGREJA NA IRLANDA
- “O rei está nu!”
- Este menino será padre
- O SENTIDO DO JEJUM E DA ORAÇÃO
- Só começamos a entender algo da fé quando nos sent...
- Até que ponto assumimos o compromisso de viver com...
- Significado do Sangue de Cristo
- Imagem na Igreja é idolatria?
- Do aborto ao infanticidio: pulo curto e rápido
- Gays contra o casamento gay
- Saiba por que as cinzas dos mortos não devem ser p...
- A marca de Cristo no Hino Nacional. Estado laico n...
- O ódio anticristão é intrinsecamente irracional
- Dom Odilo Scherer: “Governo faz cumprir lei do abo...
- O que prova o poder intercessor de Maria?
- A oração - Santo Afonso de Ligório
- O sacramento da unção dos enfermos
- Por que se faz necessário estudar heresiologia na ...
- "VINDE, ESPÍRITO CRIADOR": Pe. Cantalamessa explic...
- DOCTRINA EUCARÍSTICA DE SAN PASCASIO RADBERTO
- Fontes de leitura sobre castidade e homossexualidade
- Cadê as roupas masculinas nas lojas?
- Diocese de Orange compra catedral de cristal
- Thomas Merton: a vida espiritual não é um sonho; é...
- Direitos homossexuais são direitos humanos? Russia...
- Como discernir e saber a vontade de Deus para noss...
- O Rosto Pascal da Igreja
- As bem-aventuranças do Político
- Eros e Psiquê
- Passos para discernirmos a ação do demônio
- Tratado sobre a Penitência
- Masturbação: Considerações Pastorais e Psicológica...
- As excelências da Santa Missa - Parte 4
- Cartada de mestre
- Sincretismo
- Ateísmo prático
- Oração nos momentos de graves tentações
- A castidade e seus testemunhos
- A primeira e indispensável escola da pregação
- Para nossa alegria: Zé Dirceu se irrita com manife...
- Você conhece Chesterton?
- Tentando de novo dialogar com protestante sobre in...
- Os Livros DEUTEROCANÔNICOS JUDAICO-CATÓLICOS e sua...
- Dom Bosco – Santo dos Jovens
- Bispos condenam abusos das Missas de cura e libert...
- Ideologização de nossas crianças nas escolas
- Ex-lider gay se converte a Jesus e deixa HOMOSSEXU...
- O perigo da livre interpretação bíblica.
- Safatle, “inteliquitual” que integra o grupo pró-H...
- O silêncio que todos escutam
- A oração é uma arma
- DEVOÇÃO À VIAGEM MARIA APROXIMA CRISTÃOS DE JESUS,...
- Suprimir a Missa da TV e do rádio?!?
- Feminilidade: criadas para amar
- A Boa Notícia: Ela não provoca medo, mas conversão
- CAPÍTULO 2 - O CULTO CATÓLICO E SUAS CERIMÔNIAS E ...
- Filme: Diálogo das Carmelitas
- A mulher comum na Idade Média
- Catequese sobre a Doutrina Social da Igreja. "A pa...
- Argentina: casam-se só pela Igreja para protestar ...
- Coroa das Setes Dores de Nossa Senhora
- “Doce Coração de Jesus, faz com que eu te ame semp...
- Quando a inveja nos atinge: Sua metodologia
- Protestantes e a Comunhão: Porque os católicos com...
- Por que nem todas as religiões são iguais?
- ‘Católicas’ pelo Direito de Decidir podem pagar R$...
- Meios da Perfeição por via do Santo Rosário
- O CATÓLICO E A IGREJA
- O Amor das Almas, S. Afonso de Ligório. CAPÍTULO XIV.
- No bate-papo do UOL com um protestante: intercessã...
- Assim fica meio ridículo, amém?
- Dom Luiz Gonzaga Bergonzini: a mentira perdeu
- Bispos americanos declaram 30 de março como dia de...
- A Igreja acreditava que a Terra era quadrada?
- A Depressão, por Dom Murilo Krieger (primaz do Bra...
- Prepare-se para o Ano da Fé: padre esclarece propo...
- Tiago Leifert adere ao #abortonuncamais
- Liturgia Quem celebra?
- (título desconhecido)
- Castidade - A virtude que comporta a integridade d...
- Gabriel Chalita:um católico com cara de protestante.
- Pastoral do Povo de Rua denuncia: crimes revelam ó...
- Oração e cura - fato ou fantasia?
- Uma oração Mariana do século III
- A minha parte no milagre
- Felipe Aquino: como evangelizar os meus filhos?
- Livro: Sete Mentiras Sobre a Igreja Católica
-
▼
março
(469)
Nenhum comentário:
Postar um comentário