O valor do silêncio


Foi ao consultar um calendário de parede que me deparei com uma reflexão de Bento XVI. Era domingo de manhã ainda cedo. A casa estava envolvida num silêncio acolhedor. As pessoas dormiam. Talvez por poder ter aquele momento livre da pressão do trabalho, dei maior atenção ao que estava escrito no calendário. A reflexão adapta-se na perfeição ao tempo que vivemos, senão vejamos:

"A palavra pode ser pronunciada e ouvida apenas no silêncio, exterior e interior. O nosso tempo não favorece o recolhimento e, às vezes, fica-se com impressão de ter medo de se separar, por um só momento, dos instrumentos de comunicação de massa. Por isso, hoje é necessário educar o Povo de Deus para o valor do silêncio."

Isto fez-me lembrar o caso de uma senhora que tinha de ter sempre o telemovel com ela. Quando se lhe perguntou quantas pessoas lhe telefonavam por dia, ela respondeu: nenhuma. Mas o medo de não ter o telemóvel com ela era real!

[Nota GBC: essa postagem pode ser melhor compreendida à luz da Mensação de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2012, "Silêncio e palavra: caminhos de evangelização"]


Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!

Nenhum comentário:

Arquivo