Quem é o Coroinha?

O coroinha é o menino ou menina,que já iniciou catequese.Pode ser criança,pré-adolescente ou adolescente que possa ajudar nas funções litúrgicas na Missa,Celebração da Palavra,visita aos doentes e outras atividades da comunidade(quando possível).Acompanha,auxilia e serve o celebrante na Santa Missa e nos demais atos litúrgicos da comunidade,como procissões,casamentos,batizados etc.

Do coroinha exige-se piedade,postura,respeito pra com o ministério,respeito e atenção para com os fiéis da assembléia,respeito para com o templo(desde cedo ele deve se acostumar a tratar santamente o lugar sagrado).

Ser coroinha é muito importante,pelo serviço que presta à comunidade,à Igreja,ao sacerdote e ,principalmente a Deus.É uma oportunidade para iniciar sua caminhada de serviço na Igreja.
O coroinha exerce um trabalho muito importante numa comunidade,principalmente durante as celebrações.Está em local de destaque e sempre sujeito a atenção de toda a assembléia. Por isso ,deve procurar fazer tudo cuidadosamente,lembrando que ele poderá servir de ''espelho'' para toda a assembléia e,principalmente,para nossas crianças,que poderão até imita-ló. Quando ele participa com bastante entusiasmo,com certeza estará motivando as demais crianças a fazê-lo também.

O coroinha ''ajuda nas missas'',mas, se não estiver preparado,poderá ''atrapalhar''.

O trabalho do coroinha numa comunidade não poderá ser limitado ao ''ajudar as missas''. É muito importante que se integre com toda a comunidade;que comece a desenvolver um trabalho pastoral,incentivando a integração de novas pessoas com o grupo.Haja vista,a perspectiva do seu caminho vocacional a ser percorrido posteriormente.O que será favorecido se desde cedo for conhecendo os vários grupos,ministérios,pastorais existentes em sua comunidade.

No presbitério o coroinha não é simplesmente um ''enfeite'',mas uma presença marcante,pelo serviço que desempenha e pela sua fé e amor.

O bom coroinha é aquele que se necessário,coloca-se sempre a serviço da Igreja e das coisas de Deus:nas procissões,nas solenidades,nas celebrações litúrgicas e nas aos doentes,juntamente com os ministros extraordinários da comunhão eucarística(MECE).O coroinha deve trabalhar em sintonia com os MECE's.
Após o período de atuação como coroinha,o mesmo deverá estar motivado para participar de outros grupos,seja como auxiliar na catequese,na liturgia,no grupo de cantos ou em qualquer grupo,ao qual se identifique.

Link: http://blogaigrejaverdadeira.blogspot.com.br/p/coroinhas.html

Nenhum comentário:

Arquivo