Estudo sobre a ressurreição de Cristo:: Ele venceu a morte!

Estudo sobre a ressurreição de Cristo:: Ele venceu a morte!:


Depois de muito tempo falando sobre o calvário e a morte de Jesus, hoje começamos um novo tempo de estudo. Vamos falar da Ressurreição de Cristo e de todas as conseqüências deste acontecimento para a vida dos cristãos. Não é fácil falar da morte de Senhor. Todavia quando falamos da ressurreição, é natural que brote em nós uma alegria e uma leveza própria do assunto.


Mas é importante salientar aqui que esse tema já deu muito pano pra manga. Até hoje há quem não acredite que Jesus Ressuscitou dos mortos. Desde o tempo de Jesus, muitos não acreditaram na sua ressurreição. Os apóstolos foram chamados de falsários e chegaram até a serem acusados de esconder o Corpo de Cristo para continuar propagando seu evangelho. Mas a Igreja que permaneceu de pé depois de tanto tempo, unida e firme é a prova concreta de que Cristo venceu a morte. Ele é a cabeça da Igreja.


Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo morreu e ressuscitou dos mortos ao terceiro dia como nos ensinaram os Apóstolos e a Sagrada Tradição da Igreja.


“Jesus desceu às profundezas da terra. Aquele que desceu é também aquele que subiu” (Ef 4,9-10). O Símbolo dos Apóstolos confessa em um mesmo artigo de fé a descida de Cristo aos Infernos e sua Ressurreição dos mortos no terceiro dia, porque em sua Páscoa é do fundo da morte que ele fez jorrar a vida (Cat §631)


É importante frisar que em diversas passagens dos quatro evangelhos e do livro de Atos dos Apóstolos se fala sobre pessoas que viram e ouviram o ressuscitado. Os testemunhos dos que viram o Senhor Jesus nos dão a certeza que Ele venceu a morte. Por isso a Igreja proclama na Vigília Pascal:


Cristo, teu Filho, que, retomado dos Infernos, brilhou sereno para o gênero humano, e vive e reina pelos séculos dos séculos. Amem. (Missale Romanum; Evangelistarium romanum; 1975, Vigília Pascal 18: exultet)


A ressurreição de Jesus para nós significa a vitória da vida sobre a morte, a vitória do bem contra o mal, a vitória de Deus sobre o diabo.


Para mim é bom já começar falando de vida e vitória já no fim de 2011. Queremos entrar no novo ano com essa força da ressurreição. Ano novo sempre é tempo de fazer novos propósitos. Então que tal nesse ano fazermos um propósito de começar o ano com uma postura de vida diferente? Que tal deixarmos que Cristo Vivo tome as rédeas da nossa vida?



Hoje é um dia especial na tua vida, porque você no momento que lê este texto, tem a oportunidade de clamar ao Senhor essa vida nova. Peça ao Senhor que Ele encha tua vida com a vida Dele. Se você tem andado cabisbaixo, triste, deprimido ou até depressivo, faça a experiência de pedir que Ele te levante, te erga, te anime e te ressuscite. Se Ele venceu a morte, que é mais dura inimiga a ser vencida, por que não vai vencer a dificuldade e a dor que você passa agora?


Cristo ressuscitou dos mortos. Por sua morte venceu a morte, e aos mortos deu a vida. (Liturgia bizantina, Tropário da Páscoa)


Anime-se! Alegre-se! Exalte ao Senhor! Ele ressuscitou dos mortos para nos dar vida em abundância aqui e agora, e no futuro a vida eterna!


E é sobre isso que vamos falar a partir de hoje no nosso blog!




AVISO:: Estamos assumindo aqui no blog Dominus Vobiscum uma campanha de oração pela Jornada Mundial da Juventude. A proposta é que todo católico reze um terço por dia de hoje até o evento que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro. Você topa o desafio?



Nenhum comentário:

Arquivo