Maria, você sabia? Um católico respode as perguntas da música


// Jesus Cristo em sua plenitude


A versão do grupo a capella Pentatonix para a canção "Mary did you know?", tem sido um fenômeno de acessos desde 3 de dezembro, já tendo atingido a marca de 14 milhões de visitas no Youtube.
Mark Shea, um ex-protestante evangélico que se  converteu há alguns anos ao catolicismos, analisou as perguntas que são feitas na canção.
Sua conclusão é que se trata de uma boa canção para colocar a figura de Maria mais perto dos protestantes, mas que o formato das perguntas parece colocar em duvida alguns ensinamentos do catolicismo, a Tradição e as Sagradas Escrituras são bem claras.

Recordemos primeiro a letra da canção (traduzida para o Portugues) depois vejamos as respostas para cada pergunta numa perspectiva católica.


Maria, você sabia que o seu bebê um dia irá andar sobre as águas?

Maria, você sabia que o seu bebê irá salvar nossos filhos e filhas?
Você sabia que o seu bebê vem para te renovar?
Esta criança que você acolhe, em breve a acolherá

Maria, você sabia que o seu bebê dará visão a um cego?

Maria, você sabia que o seu bebê vai acalmar uma tempestade com a mão?
Você sabia que o seu bebê anda onde os anjos pisaram?
Quando você beija o seu pequeno bebê, você beija a face de Deus

Maria, você sabia?

O cego enxergará
O surdo ouvirá 
E o morto viverá novamente
O coxo saltará 
O mudo vai falar
os louvores do Cordeiro

Maria, você sabia que o seu bebê é o Senhor de toda a criação?
Maria, você sabia que o seu bebê um dia irá governar as nações?
Você sabia que o seu menino é o Cordeiro perfeito dos Céus?

Esta criança dormindo que você está segurando
É o grande Eu Sou!


Mark Shea primeiro toma algumas das perguntas (Sabia Maria que teu filho caminharia sobre as águas? Que daria a visão a um cego? Que acalmaria a tempestade com um gesto de mão?) e ele responde: "Não, Maria não é Onisciente e não podia prever cada ato particular de seu Filho. Veja a história de quando o menino estava perdido e foi achado no Templo em Lucas 2, 41-51".

Próxima pergunta: Maria, você sabia que o seu bebê iria salvar nossos filhos?

Mark Shea responde que isto sim Maria sabia: Jesus (Yeshua) significa "Deus salva". Ela mesma canta que "meu Espirito exulta em Deus meu Salvador". Sabia que todo o mundo devia ser bendito pela descendência de Abraão "conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre" Lucas 1,54-55. O nome de Jesus foi indicado pelo Anjo Gabriel: "e lhe porás o nome de Jesus" Lucas1, 31.
A isso se poderia adicionar que Maria iria saber que um anjo havia dito a José em sonhos (seria dificil que Mateus estive-se falando de outra pessoa que não fosse a mesma Maria). "Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. Mateus 1,20-21
Se um anjo mesmo explica que "Ele salvará o seu povo de seus pecados" deixa claro que José e Maria sabiam como pergunta a canção "que teu Filho salvaria os nossos filhos".



Segue a canção: "Sabia que teu Filho viria para te renovar? Esta criança que você acolhe, em breve a acolherá"

Mark Shea comenta que Maria sim sabia que ela havia sido renovada, ao dize que era Imaculada, sem pecado algum, porque o Anjo lhe habia saudado chamando ela de "Kejaritomene" ou seja, "Cheia ou repleta de Graça".

A canção pergunta:  "Sabias que quando você beija o seu pequeno bebê, você beija a face de Deus? "

Mark Shea assinala que ela sim sabia porque o anjo tinha lhe dito: "Será chamado Filho do Altíssimo" e porque o anjo tinha avisado o que iria acontecer"O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus". Lucas 1,35.

A canção prossegue: "Maria, você sabia que o seu bebê é o Senhor de toda a criação?
Maria, você sabia que o seu bebê um dia irá governar as nações?"

Mark Shea responde que María sabia por seu conhecimento do Livro de Daniel (Daniel 7,13-14) onde enumeral os títulos do Messias prometido, o Filho do Homem: "A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído".

Mais adiante, com Jesus já adulto, ela viu Ele mesmo se chamar várias vezes de "Filho do Homem".

Na verdade, o anjo na Anunciação foi bastante enfático quando disse a Maria: "Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó". Lucas 1,32.

Mark Shea considera que em alguns ambientes protestantes "Tem crescido um mito de que Maria não tinha idéia de quem era Jesus e de que ela tinha algum tipo de hostilidade com Ele".

Mark Shea responde a isso, na realidade, "ela foi o seu maior discípulo, e ela sabia que ela era a Mãe do Filho de Deus desde o início. Quanto mais cedo entendermos isso, mais cedo compreenderemos como ser discípulos também".

História da Música
A música foi escrita em 1984, por Buddy Greene. O primeiro artista a gravá-la foi Michael English, lançada em janeiro de 1992. Nos Estados Unidos é comum, no fim do ano, artistas lançarem novas gravações e interpretações de canções natalinas, que ajudam a viver bem a preparação e o tempo do Natal. O vídeo que gira o mundo é a interpretação da mesma canção pelo grupo Pentatonix, no álbum "That's Christmas to Me"

fonte:

----

Shared via my feedly reader



Nenhum comentário: