"Sabedoria Escondida."



Assim como a doutrina da Cruz não se manifesta ostensivamente à superfície do mundo, mas é a verdadeira interpretação desse mundo, assim, quando é recebida por um coração fiel, permanece nele como um princípio vital, mas profundo e escondido. 

Os cristãos, nas palavras da Escritura, vivem da fé no Filho de Deus, que os amou e se entregou por eles (cf. Gál 2,20), mas não o alardeiam diante de todos, antes deixam os outros descobri-lo por si mesmos. O próprio Cristo ordenou aos seus discípulos que, jejuassem, ungissem a cabeça e lavassem o rosto (cf. Mt 6,17). Por isso os cristãos têm o dever de não se vangloriar, antes devem contentar-se com parecer exteriormente diferentes do que realmente são no seu íntimo. Devem mostrar um semblante alegre e controlar e regular os seus sentimentos para que esses sentimentos  não se desgastem na superfície, mas possam retirar-se para o fundo do coração, e ali viver.

Por isso, Jesus Cristo, e este crucificado, é - como nos diz o Apóstolo - uma sabedoria escondida (cf. 1 Cor 2, 2.7); escondida no mundo, que à primeira vista parece falar de uma doutrina enormemente diferente, e escondida na alma fiel, que - para as pessoas que não lhe estão próximas, ou para os conhecidos ocasionais - parece levar apenas uma vida ordinária, quando na realidade está secretamente em comunhão com Aquele que foi manifestado na carne (cf. 1 Tim 3, 16), crucificado pela fraqueza (cf. 2 Cor 13,4), justificado no Espírito, visto pelos Anjos e acolhido na glória (cf. 1 Tim 3,16).

Beato John Henry Newman.

Gostou? Clique aqui e conheça o blog que publicou essa postagem!
"Sabedoria Escondida."

Nenhum comentário:

Arquivo