"Contra Vigilancio II."

Coloco aqui mais um capítulo dos discursos de São Jeronimo contra Vigilancio.
Neste podemos ler o modo veemente que São Jeronimo descreve a vida dos
bispos da sua época.

Capitulo II


Vergonhoso de se mencionar é que alguns bispos, segundo dizem, se associaram a ele em sua iniquidade .
- se é que esses homens podem mesmo ser chamados de bispos - e não ordenam diáconos a não ser que tenham eles sido previamente casados. Eles não honram o celibato exigindo mais castidade, ou melhor, eles mostram claramente que a medida da santidade de vida que querem se dá indulgenciando as piores dúvidas do homem e, exceto que os candidatos a ordenação apareçam perante eles com esposas grávidas e  crianças chorando no colo de suas mães, não administrarão a estes a ordenação de Cristo.

O que estão fazendo as igrejas do Oriente? E as que pertencem as igrejas egípcias ou a Sé Apostólica: aceitam para o ministério apenas homens virgens, ou que praticam a continência ou, se casados, abandonaram seus direitos conjugais? Eis o ensinamento de Dormilancio, que lança as rédeas sobre o pescoço da luxúria e por seu incentivo duplica o calor natural da carne, que na juventude atinge o ponto máximo e que se sacia pelo intercurso [sexual] com mulheres. Daí, nada nos separa dos porcos, nada aqui nos difere da criação bruta, ou dos cavalos, a respeito do que está escrito: "Eles se dirigiram as mulheres como cavalos selvagens; todos relincharam após [conhecerem] a esposa de seu vizinho."
Isto é o que foi dito pelo Espírito Santo pela boca de Davi: "Não sejais como o cavalo e a mula que não compreendem." E, novamente, acerca de Domilancio e seus amigos: "Amarrem a maxilar daqueles que se aproximam de vocês com freios e rédeas."

Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!
"Contra Vigilancio II."

Nenhum comentário:

Arquivo