O Catecismo Jovem – Youcat- (§277) ensina: " Seguir as 14 Estações da Via-Sacra de Jesus, contemplando e orando, é um exercício muito antigo de piedade da Igreja, especialmente realizado no tempo da Quaresma e na Semana Santa. As 14 Estações da Via-Sacra são: 1ª. Jesus é condenado à morte; 2ª. Jesus toma a cruz sobre os seus ombros; 3ª. Jesus cai pela primeira vez; 4ª. Jesus encontra a sua Mãe; 5ª. Simão de Cirene ajuda Jesus; 6ª. A Verônica enxuga o rosto de Jesus; 7ª. Jesus cai pela segunda vez; 8ª. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém; 9ª.Jesus cai pela terceira vez; 10ª.Jesus é despido de suas vestes; 11ª.Jesus é pregado na cruz; 12ªJesus morre na cruz; 13ª. Jesus é retirado da cruz; 14ª.O corpo de Jesus é colocado no sepulcro".
Via-Sacra, Via Crucis ou Exercício da Via-Sacra – "Consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada de Jesus a carregar a cruz desde o Pretório de Pilatos até o Monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): Os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da via dolorosa em Jerusalém". (Site Cléofas)
O Catecismo (§1674) ensina: "O sentimento religioso do povo cristão desde sempre encontrou a sua expressão em variadas formas de piedade, que rodeiam a vida sacramental da Igreja, tais como a veneração das relíquias, as visitas aos Santuários, as peregrinações, as procissões, a via-sacra, as danças religiosas, o rosário, as medalhas, etc".
O Padre Luizinho disse que "o exercício da Via-Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus. Compreende Quatorze Estações ou etapas, cada uma das quais apresenta uma cena da paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo. A Via-Sacra é um exercício espiritual onde quem reza faz uma mini-peregrinação na vida de Jesus Cristo contemplando os mistérios de nossa salvação". (Comunidade Canção Nova)
Conclusão
"A tradição cristã deu vida a várias manifestações de piedade popular, procissões e representações sagradas, que têm por finalidade imprimir cada vez mais profundamente no coração dos fiéis sentimentos de verdadeira participação no sacrifício redentor de Cristo. Entre elas sobressai a Via Crucis, prática piedosa que no decorrer dos anos se enriqueceu por numerosas expressões espirituais e artísticas relacionadas com a sensibilidade das diversas culturas". (Papa Emérito Bento XVI – Março de 2008)
Oração
Senhor Jesus, pelo caminho de dor e sofrimento percorrido por Ti na Tua Paixão e Morte na Cruz, dá-nos força em todos os momentos de sofrimento e dor. Que Nossa Senhora, sua Mãe, nos auxilie a levar a nossa própria cruz no calvário da vida. Nossa Senhora Consoladora dos aflitos, rogai por nós!
Testemunho de Vida
A Via-Sacra dos Jovens na Praia de Copacabana (Rio de Janeiro), durante a Jornada Mundial da Juventude, foi muito especial. Todos puderam ver e serem tocados pela força da Cruz de Cristo. A encenação do sofrimento e morte de Jesus na Via Crucis, nos leva a meditar sobre o quanto o Pai nos amou e foi misericordioso para conosco, a ponto de entregar seu Filho único para nossa salvação. Obrigado Senhor Jesus!
Jane Amábile – Com. Divino Espírito Santo
Original Article: https://ideeanunciai.wordpress.com/2015/03/05/sobre-a-via-sacra/
Nenhum comentário:
Postar um comentário