A liberdade não fere

// Comportamento

A liberdade não fereA liberdade não fere outros valores, pois muitos acreditando ter domínio sobre a própria vida, se encontram mergulhados em dificuldades que os sufocam…

Estamos no século XXI, em plena era tecnológica. Tempo em que se fala da possibilidade do homem morar no espaço, entre outras coisas, que seriam fantasias algumas décadas atrás. Será que os valores morais mudam também com a evolução?
Fomos formados dentro de um padrão, os quais nossos pais achavam estar correto. Fomos obrigados a cumprir regras domésticas e aprender muitas normas, as quais, eles faziam questão que as seguíssemos, entendendo ser essas regras boas para o nosso desenvolvimento como ser humano.

Quando saímos dos muros de nossas de casa e começamos a freqüentar a escola, percebemos que nem todos os nossos amigos zelavam pelos mesmos princípios que os nossos. Mais tarde, na nossa vida adulta, notamos que algumas pessoas vivem às avessas dos valores que para muitos de nós tinham o caráter da nobreza. Sentimos como se estivéssemos na contra-mão do mundo…
São tantos valores que justificados e amparados até mesmo por dispositivos legais, tentam minimizar os efeitos maléficos dos desrespeitos. Entre eles, por exemplo, a legalização do ato de atentar contra a vida daqueles que, sem possibilidade de fuga dentro de um útero, jamais poderão ver a luz do dia.

Por outro lado, simples regras sociais ditam comportamentos tentando convencer que estamos atrasados, que vivemos no tempo dos nossos avós, que não precisamos ser tão radicais ou que devemos despertar para exercer o nosso "direito de liberdade". Uma liberdade, muitas vezes desenfreadae desequilibrada que contagia e banaliza outros valores envolvendo a muitos em relacionamentos sem compromisso, casamentos sem objetivos, filhos sem responsabilidades, etc…
Em contrapartida, não precisamos ir muito longe para perceber que alguns daqueles que nos rodeavam, acreditando ter domínio sobre a própria vida, se encontram mergulhados em dificuldades que os sufocam, devido às conseqüências de uma falsa liberdade conquistada.

Assim, precisamos redobrar nossa atenção para os momentos em que tentam despejar sobre nós as fáceis justificativas para equacionar problemas difíceis, não importando se para instituí-las seja necessário criar decretos. Contudo, faz-se necessário lembrar que não estamos neste mundo simplesmente para ser  mais um individuo nas pesquisas do censo demográfico. Temos um objetivo e uma meta a realizar como pessoa humana, que zela pelos mesmos valores que  permanecem vivos por mais de 2000 anos na história da humanidade.

Um abraço

Dado Moura

O post A liberdade não fere apareceu primeiro em meurelacionamento.net.

Nenhum comentário:

Arquivo