Paróquia de São Francisco Xavier revê palestra sobre política



Nessa semana, o blog Caesaris recebeu o maior número de visitas desde sua criação, em junho de 2012. Leitores de todo o Brasil – e alguns portugueses, americanos e canadenses – visitaram o texto que criticava a decisão da pastoral da juventude da Paróquia de São Francisco Xavier, em São Francisco, Niterói-RJ, convidar um membro do poder legislativo municipal, conhecido crítico da doutrina católica e cristã, para palestrar para seus jovens. O artigo incomodou alguns, que o chamaram de desproporcional, de apressado, de alarmante. Tenho que discordar.
O referido artigo, publicado aqui na terça-feira (25/06), foi antecedido por um comentário em uma rede social (cuja cópia guardo, caso desapareça por algum prodígio informático), na véspera, sem conseguir mover a atenção e o interesse dos organizadores para o assunto. Na ocasião, três eram as perguntas que feitas aos responsáveis pela divulgação do evento: 1) Por que pôr os jovens em contato direto e exclusivo com um político eleito do PSOL? 2) Por que o evento trazia a logomarca da JMJ, se aparentemente nada tinha a ver com a Jornada? 3) Será que Dom Orani sabia da palestra, que teria obviamente viés esquerdista e trazia o logo da JMJ? Sem resposta às perguntas e passadas 24h, escrevi o artigo que levava tais questionamentos a mais pessoas, com o intuito de ver se a publicidade traria os organizadores para o diálogo. O motivo da célere atitude foi um só: a palestra aconteceria no próximo domingo e se algo deveria ser feito, deveria ser feito logo. Entendo que alguns leitores tenham estranhado a rapidez em tratar do assunto no blog, mas muito mais estranho, parece-me, é calar-se e assistir a juventude de uma paróquia ser cooptada para um discurso em tudo francamente contrário ao cristianismo, dentro das paredes da Igreja.
Felizmente, porém, os organizadores reavaliaram  e – parece – decidiram inconveniente chamar o palestrante, dono de opiniões tão conflitantes com o cristianismo mais básico, para falar para os jovens da paróquia. Para o lugar do político, convocaram o pároco Pe. Josumar dos Santos e a leiga Nattaly Nunes, representante da PJ arquidiocesana, que irão compor a mesa de palestras. Parabenizo sinceramente a pastoral da juventude da referida paróquia por reavaliarem a decisão de convocar o vereador, que muito mal poderia produzir, levando confusão aos jovens que não soubessem distinguir o que é cristianismo e o que se lhe opõe, na fala do político eleito.
Durante a semana, no calor das discussões na rede social, alguns tentaram dizer que a crítica à palestra era uma rejeição aberta aos ensinamentos do Papa Francisco, que convoca os cristãos à participação na política. Nada mais falso! Aliás, a política é tão cara aos organizadores do Site Humanitatis, que criamos um blog só para essa discussão. Ademais, a preocupação com a política não começou com o Papa Francisco. Já João Paulo II e o Cardeal Ratzinger, o ilustríssimo Bento XVI, chamavam a atenção para os deveres éticos do cristão na política. Eis o que pode-se encontrar aqui, no Site Humanitatis, escrito pela Congregação da Doutrina da Fé:
Quantos se encontram diretamente empenhados nas esferas da representação legislativa têm a ‘clara obrigação de se opor’ a qualquer lei que represente um atentado à vida humana – Fonte.
Ou essa citação:
O homem não pode separar-se de Deus nem a política da moral – Fonte.
Ou ainda:
Quando a ação política se confronta com princípios morais que não admitem abdicações, exceções ou compromissos de qualquer espécie, é então que o empenho dos católicos se torna mais evidente e grávido de responsabilidade – Fonte.
Como disse recentemente o Papa Francisco, se a Igreja Católica não proclamar Jesus tornar-se-á uma Ong piedosa. Diria ainda: uma Ong muito menos importante que qualquer minúsculo partido político, pois seus membros não são treinados para agir politicamente. Seria muito pouco se a Esposa de Cristo aceitasse se rebaixar a serva da sociologia. Por isso, felicito a organização do evento na paróquia, pelo empenho em melhorar minimamente a formação política dos jovens.

Gostou? Clique aqui e conheça o blog que publicou essa postagem!
Paróquia de São Francisco Xavier revê palestra sobre política

Nenhum comentário: