Evangelho do Dia:: Eu e o Pai somos um

Naquele tempo, celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação do templo. Era Inverno. Jesus passeava pelo templo, debaixo do pórtico de Salomão. Rodearam-no, então, os judeus e começaram a perguntar-lhe: Até quando nos deixarás na incerteza? Se és o Messias, di-lo claramente. Jesus respondeu-lhes: Já vo-lo disse, mas não credes. As obras que Eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho a meu favor; mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me. Dou-lhes a vida eterna, e nem elas hão-de perecer jamais, nem ninguém as arrancará da minha mão. O que o meu Pai me deu vale mais que tudo e ninguém o pode arrancar da mão do Pai. Eu e o Pai somos Um. (Jo 10,22-30)
Comentário feito por Simeão, o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego, santo das Igrejas ortodoxas
Enviado e vindo do Pai, o Verbo desceu

E habitou, inteiro, nas entranhas da Virgem.

Tal como inteiro estava no Pai

E inteiro esteve nesse seio virginal,

Inteiro está no Todo, Ele que nada pode conter. [...]

Permanecendo inalterado, assumiu a condição de escravo (Fl 2,7)

E, incarnando neste mundo, tornou-Se em tudo um homem. [...]

Como afirmar o que nem aos anjos pode ser explicado,

Nem aos arcanjos, nem a todos os seres criados?

Sendo de maneira legítima inteligível,

Não podemos sequer exprimi-lo,

Nem o nosso espírito compreendê-lo na totalidade.
Como, então, é Deus e homem, e homem-Deus,

E Filho inteiro do Pai, de modo inseparável?

Como Se tornou Filho da Virgem e foi dado à luz neste mundo,

Como permaneceu para nós impossível de ser contido?

Remeter-te-ás ao silêncio perante tudo isto.

E, mesmo que quisesses falar,

Ao teu espírito faltariam as palavras,

E à tua língua eloquente restaria o emudecimento. [...]
Glória a Ti, Pai, Filho e Espírito Santo,

Divindade inatingível para nós, indivisível na Sua natureza.

Adoramos-Te no Espírito Santo,

Nós os que possuímos o Teu Espírito, de Ti recebido.

Vendo a Tua glória, não Te procuramos sem pensar,

Mas no Teu Espírito é que Te descobrimos,

Pai ingerado, e ao Teu Verbo, de Ti gerado.

E assim adoramos a Trindade una e sem mescla

Na Sua única Divindade, Poder e Soberania.

Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!
Evangelho do Dia:: Eu e o Pai somos um

Nenhum comentário:

Arquivo